Notícias
Postado em 11 de novembro de 2024 as 07:00:44
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio de Centro de Atenção e Apoio à Vida (CAAV), está realizando, durante o mês de novembro, ações que visam ao esclarecimento e à prevenção sobre o HTLV, que tem o 10 de novembro como dia D, data aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O HTLV é um retrovírus endêmico na Bahia e atinge parte do sistema imunológico da pessoa acometida. Existem quatro tipos de HTLV, mas apenas o HTLV-1 e o HTLV-2 foram detectados no Brasil. A transmissão se dá por meio de relações sexuais sem proteção, uso compartilhado de perfurocortantes e transmissão vertical, através da amamentação. Vale ressaltar que, mesmo assintomático, o vírus ainda pode ser transmitido.
Em Vitória da Conquista, o CAAV oferece o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com oferta de diagnóstico através da sorologia para o HTLV, que deve ser solicitada no pré-natal e em qualquer fase da vida do individuo. O tratamento consiste em minimizar os sintomas que o paciente venha apresentar.
Em 2023, foram notificados 43 casos confirmados laboratorialmente de HTLV. Já em 2024, de janeiro a outubro, foram registrados 25 casos. No momento, o CAAV acompanha 226 pessoas que convivem com o vírus.
Segundo a coordenadora do CAAV, Edilane Borges, este mês, o centro intensificou as ações que visam ao combate da doença. “Nós estamos promovendo campanhas de prevenção, sensibilização dos profissionais prescritores das redes pública e privada, tendo em vista que são estratégias efetivas para evitar ou minimizar o risco de adoecimento da população”, explicou Edilane, lembrando que, este ano, no mês de setembro, o CAAV realizou capacitação com médicos e enfermeiros da atenção básica sobre a doença.