Receber carinho, atenção e um pouco de calor humano nestes dias frios é muito importante para os idosos que moram na Casa Lar, instituição sem fins lucrativos que abriga idosos em Vitória da Conquista, principalmente no 26 de julho, dia dos Avós. Foi pensando nisso que os usuários do Centro de Convivência do Idoso organizaram uma campanha para arrecadar mantimentos, agasalhos e produtos de higiene para casa.

Durante a visita, na tarde de terça-feira, os usuários do Centro levaram não só os bens materiais, mas principalmente levaram o carinho e atenção. “Nós temos a consciência que um dia chegaremos a esta idade, por isso organizamos esta visita, para oferecer carinho para eles”, conta Lourdes Santos Melo, 65, que frequenta o centro há 13 anos.

Lourdes

A Casar Lar atualmente abriga 16 idosos e conta com a ajuda de toda comunidade conquistense. “Nós ficamos muito felizes com a visita. Para eles é muito importante esta interação com os grupos que nos visitam pois traz muita alegria para eles”, ressaltou Ailza Lacerda, assistente social da Casa.

Ailza

A atividade foi uma iniciativa dos usuários, que organizaram a campanha e decidiram a casa que queriam fazer as doações. “Nós buscamos incentivar a autonomia dos usuários, ouvindo suas indicações de programação, buscando atender no que for possível. Isso incentiva uma maior participação dos usuários e maior interação com o serviço”, destacou Housana Estrela, gerente do Centro.

Para Jovina Carvalho, 70, visitar os idosos foi muito especial, neste Dia dos Avós, “para mim é uma maravilha poder estar aqui, oferecer carinho para eles que são muito carentes, pois sabemos que um dia também necessitaremos de cuidados, assim como eles”, acrescentou Jovem, como gosta de ser chamada Jovina.

Jovem