28 de outubro é o Dia do Servidor Público. Na Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, essa é uma data de celebração para quase 9 mil servidores efetivos. Alguns já passaram a maior parte da vida na Administração Municipal, outros chegaram há apenas alguns meses. Porém, todos compartilham do empenho e desejo de prestar um serviço público com cada vez mais excelência.

É o caso do funcionário da Prefeitura há 30 anos, Roberto Pereira dos Santos. Desde que chegou ao Governo Municipal, ele está lotado na Secretaria de Administração. “Para mim, é uma honra meu trabalho, porque eu gosto de receber as pessoas. Em 30 anos, nunca tive uma reclamação, nunca faltei um dia de trabalho, nunca dei um atestado médico, nada. E para mim é uma honra servir o público”, conta, orgulhoso.

Antes de entrar para o quadro profissional da Prefeitura, Roberto morou na capital baiana, onde trabalhou no comércio. “Quando eu fui para Salvador, concluí meu Ensino Médio e aí não prossegui. Perdi meu pai e minha mãe muito cedo e tive que trabalhar para sobreviver”, relata. Mas as dificuldades valeram a pena. Quando retornou para sua cidade natal, Roberto não apenas ingressou no serviço público, como também se casou e iniciou sua família. Hoje, aos 60 anos, já próximo de se aposentar, ele comemora ao lado da esposa, dos dois filhos e dos dois netos, com quem gosta de passar o tempo livre.

Enquanto Roberto se prepara para deixar a Prefeitura com dever cumprido, Helon Moraes acabou de chegar. Empossado no mês de fevereiro, o técnico de Informática atua no Núcleo de Tecnologia da Informação, órgão vinculado ao Gabinete Civil. Ele conta que o interesse pela área de tecnologia começou desde criança, culminando em um curso técnico de Informática, na graduação em Sistemas de Informação e na pós-graduação em Tecnologia da Informação. “E aí quando eu terminei o curso [de graduação], em 2013, surgiu a oportunidade de fazer o concurso da Prefeitura. Eu fiz e fui aprovado”, conta.

Filho de servidores públicos, Helon teve inspiração dentro de sua própria casa. Enquanto aguardava a convocação, ele chegou a ser aprovado em outros dois concursos, mas não assumiu. “Sempre tive o desejo de continuar em Vitória da Conquista, já tenho minha vida aqui. Meus amigos, minha família, então não quis sair da cidade”, justifica. Para ele, a experiência na Prefeitura está sendo positiva: “De todos os lugares em que eu já trabalhei, aqui é o local que eu mais agrego essa questão de conhecimento. Porque sempre tem uma coisa nova, todos os dias você está aprendendo uma coisa diferente.”

Dos mais experientes aos recém-chegados, o Governo Municipal se esforça para cuidar e valorizar os seus servidores. “Gosto de trabalhar aqui porque, para mim, a Prefeitura foi quem me apoiou e me acolheu”, resume Roberto, que se prepara para deixar o serviço público com um sentimento de gratidão. Para Helon, o grande objetivo dentro do funcionalismo público é não se deixar acomodar: “Todos nós estamos em constante mudança, então é procurar melhorar sempre.”