Este sábado, 16 de setembro, foi o Dia ‘D’ da Campanha Nacional de Multivacinação em Vitória da Conquista. A movimentação começou ainda cedo. A Secretaria Municipal de Saúde abriu as 23 unidades da zona urbana do município, das 8h às 17h, para atender ao público.

A campanha não tem uma meta a ser cumprida, já que o objetivo é atualizar a caderneta de vacinação de crianças de até 5 anos de idade e de adolescentes entre 9 e 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias). A Multivacinação compreende 19 vacinas de rotina, dentre elas as de hepatites A e B, BCG, meningite C, tétano e a penta.

Segundo a coordenadora municipal de imunização, Ana Maria Ferraz, a procura pela vacina nas unidades foi dentro do esperado. “Isto significa que boa parte da comunidade está com o calendário vacinal em dia”, afirmou Ana Maria.

Nova oportunidade –A campanha continua até a próxima sexta-feira, 22, nas unidades de saúde. Quem não conseguiu vacinar os filhos no Dia ‘D’ deve se dirigir com a caderneta de vacinação até unidade de saúde mais próxima da casa onde mora, das 8h às 17h. Caso não tenha a caderneta, o esquema vacinal começará de acordo com a idade da criança.

Chamada nutricional –O Dia ‘D’ da Multivacinação também serviu para que fosse feita a Chamada Nutricional para os beneficiários do Bolsa Família. Para receber o benefício do Governo Federal, é necessário estar com o cartão de vacinação em dia e que as crianças menores de 7 anos estejam sendo acompanhadas na unidade de saúde.

De acordo com a coordenadora municipal da Vigilância Alimentar, Jaqueline Kluge, a procura para a atualização foi excelente. “Foi muito bom, principalmente nos bairros Pedrinhas, Nova Cidade e Miro Cairo. Na próxima semana, faremos um levantamento dos números e, com base nisto, vamos avaliar se há necessidade de mais ações em alguma localidade”, comentou Jaqueline.