Desenvolvimento Rural
Postado em 13 de setembro de 2022 as 17:00:19

Na manhã desta terça-feira (13), engenheiros agrônomos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) participaram de uma palestra sobre citricultura, ministrada por Abel Rebouças, professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), pós-doutor em pós-colheita de frutas tropicais e controle biológico. A capacitação, realizada no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), foi promovida como incentivo à produção de frutas cítricas em Vitória da Conquista, como parte do programa Vamos Produzir, da SMDR.
O professor Abel falou sobre os diferentes tipos de frutas cítricas que podem ser cultivadas na região e explicou que, por não estar em uma região subtropical, Vitória da Conquista têm várias floradas de laranja (de vários tipos), produzidas no decorrer dos meses, potencializando a venda do produto ao longo do ano. Abel também destacou as variedades mais propícias para o consumo innatura e outras para a fabricação de sucos.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Luís Paulo Santos, informou que 500 mudas de frutas cítricas já foram distribuídas em diversas regiões da zona rural do município e que, até dezembro, haverá novos encontros teóricos e práticos para levar mais conhecimento aos produtores rurais.
“Nós já fizemos também visita em campo e, até o final do ano, uma vez por mês, estaremos fazendo capacitações teóricas e práticas. Em 2023, continuaremos levando informações para os nossos produtores”, disse Luís Paulo. Ele explicou que as 500 mudas distribuídas foram plantadas no início do ano e que a equipe está acompanhando para que, em breve, possam ser colhidos os frutos dessa experiência.

Produtor Breno Pereira
Um dos participantes, o engenheiro agrônomo Breno Pereira aprovou a capacitação promovida pela secretaria. “Iniciativa muito boa. Traz bastante informações, ideias novas e isso tudo vem a somar”.









