O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) definiu sua nova mesa diretora para o biênio 2026/2028. Um dos eleitos é o desembargador conquistense Josevando Souza Andrade, eleito 1º vice-presidente.

Josevando (segundo da esquerda para a direita)

A prefeita Sheila Lemos parabenizou a nomeação de Dr. Josevando, que ocorre dois anos após sua posse como desembargador do TJBA, ressaltando o orgulho para a cidade em ter um representante na alta corte do judiciário baiano. “É uma honra para Vitória da Conquista ter um de seus filhos ocupando a diretoria do órgão máximo da justiça estadual baiana. Dr. Josevando é um exemplo para seus conterrâneos e para a Bahia”, disse a prefeita.

Na oportunidade, a gestora parabenizou também o presidente eleito do TJBA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano. “Dr. Rotondano é um amigo de Vitória da Conquista, uma pessoa que tem apoiado, por meio do Núcleo de Regularização Fundiária (Nuref) do TJBA, as ações de regularização fundiária no município de Vitória da Conquista, portanto, motivo de dupla celebração para todos nós”.

Instância superior do Poder Judiciário na Bahia, o TJBA é responsável por julgar recursos e causas de competência estadual, trabalhando em conjunto com as varas e comarcas do interior. Também coordena a remessa de processos para outros órgãos públicos, como o Ministério Público e a Defensoria Pública, além de buscar soluções para conflitos por meio de centros como o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

O TJBA desenvolve diversas iniciativas, como programas para aproximar a comunidade acadêmica do tribunal (“Conhecendo o Judiciário”) e de acesso à justiça, além de implementar o Sistema de Processo Judicial Eletrônico (Eproc e PJe), que permite o acesso e acompanhamento de processos de forma digital.

Mesa diretora do TJBA para o biênio 2026/2028

Presidente: Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano
1º Vice-Presidente: Desembargador Josevando Souza Andrade
2ª Vice-Presidente: Desembargadora Heloísa Pinto de Freitas Vieira Graddi
Corregedora-Geral: Desembargadora Dinalva Laranjeira Pimentel
Corregedora das Comarcas do Interior: Desembargadora Cynthia Resende

Sobre Josevando Souza Andrade

Natural de Vitória da Conquista, o Desembargador Josevando Andrade é o primeiro conquistense a integrar o Tribunal de Justiça da Bahia. Com mais de 45 anos dedicados à magistratura, possui trajetória reconhecida pela experiência, equilíbrio e compromisso institucional, tendo atuado em diversas comarcas do interior e na capital, além de exercer funções de destaque na Justiça Eleitoral.