congresso_op_2013-91Mais de três meses de trabalho contínuo resultaram na realização de mais de 60 plenárias do Orçamento Participativo (OP), na zona urbana e rural de Vitória da Conquista. Na manhã deste sábado, 8, todas as propostas apresentadas pela comunidade desde o dia 2 de março, durante essas plenárias, foram votadas pelos delegados durante o 10º Congresso do OP.

As propostas foram definidas durante os Grupos de Trabalhos realizados na Escola de Formação em Saúde e no auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae). Cada proposta se refere a obras e ações que serão realizadas prioritariamente pelo Governo Municipal.

Eixos temáticos – Durante os Grupos de Trabalho, os delegados eleitos pela própria comunidade se dividiram em seiscongresso_op_2013-111 eixos temáticos sobre Agricultura (Eixo I), Saúde (Eixo II), Educação (Eixo III), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Serviços Públicos (Eixo IV), Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Eixo V) e, por fim, Infraestrutura Urbana/ Obras, Transporte e Trânsito (Eixo VI).

Cada delegado elegeu uma proposta por eixo temático. Foram escolhidas, no final dos grupos, de uma a três propostas mais votadas em cada eixo. “Durante essa etapa do Congresso, os delegados elegeram no total 18 propostas que serão apresentadas durante a Plenária Geral”, explicou o secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves.

O relatório com todas essas definições dos delegados serão apresentadas na tarde deste sábado, como continuidade dacongresso_op_2013-85 programação do 10º Congresso do OP. “É importante a gente participar desses momentos, pois com isso a gente colabora com melhorias para nossa comunidade”, ressaltou o lavrador do distrito de Pradoso, Aelton Moreira de Souza.

congresso_op_2013-84Para a agente comunitária de Saúde, Luzia Costa, os grupos com os eixos temáticos representam a concretização do trabalho que foi realizado ao longo das Plenárias do Orçamento Participativo. “São nesses grupos que as pessoas têm a prioridade de ver o que é melhor para todos, para toda a cidade de Vitória da Conquista, pois debatemos prioridades”, opinou. Luzia vai participar do Grupo de Trabalho Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Serviços Públicos, representando o bairro Kadija.

O aposentado Moisés Souza Andrade, também participou atentamente de todas as discussões. Segundo ele, o Congresso,congresso_op_2013-83 com todas as suas etapas, entre elas os Grupos de Trabalho, é sinônimo de democracia. “Estou participando pela primeira vez do Congresso do OP, mas pelo que senti, ele tem um papel muito fundamental na vida da comunidade porque define prioridades que a própria sociedade requer que se trabalhe. Então eu acho perfeitamente justificável esse trabalho que vem sendo feito no sentido de que a comunidade participe desse momento político e social”, enfatizou.