Defesa Civil
Postado em 2 de junho de 2024 as 07:00:12 e atualizado em 20 de junho de 2024 as 14:20:37
O uso de fogos de artifício e a queima de fogueiras são tradições comuns às festas juninas, mas é preciso muito cuidado, porque podem causar acidentes. Por esse motivo, a Coordenação Municipal de Defesa Civil orienta a população sobre o manuseio desses artefatos.
Em relação aos fogos de artifício é preciso estar atento ao momento da compra. Os itens devem ser adquiridos em locais autorizados e a escolha deve obedecer a faixa etária das pessoas que vão manusear. “A gente orienta que crianças sempre estejam acompanhadas dos pais na hora da aquisição, principalmente pela questão da classificação dos fogos de artifício, que se dá de acordo com o potencial explosivo e idade de quem vai manusear ”, explicou o engenheiro da Defesa Civil, Gabriel Queiroz.

Ainda sobre o uso dos fogos, a Defesa Civil recomenda que as crianças sempre estejam acompanhadas de adultos durante o uso, mesmo que os artefatos apresentem pequeno potencial explosivo.
“No caso de alguma intercorrência ou lesão por conta de uso de fogos de artifício, nenhuma substância deve ser colocada sobre a pele. “O correto é apenas lavar com água e procurar atendimento médico através do Samu 192 ou se dirigir a uma unidade hospitalar”, reforça Gabriel.
Fogueiras
Ainda segundo a Defesa Civil, é preciso também cuidado com as fogueiras, que devem ser pequenas e montadas longe de produtos inflamáveis, pois fagulhas podem atingir as residências e gerar incêndios. “Outro cuidado é colocar uma camada de areia, de aproximadamente 10 centímetros de altura, entre o piso e a lenha, para prevenir problemas relacionados à alta temperatura do local”, mencionou o engenheiro da Defesa Civil.
Considerando a tradição em que se terá fogueira à porta de casa, alguns cuidados simples devem ser tomados antes de acendê-las para que a pavimentação asfáltica (ou paralelepípedos) não sejam danificados. O principal deles é colocar uma camada de areia entre o piso e a lenha, para prevenir problemas relacionados à alta temperatura do local, podendo ainda usar blocos para fazer a contenção do material. “Em caso de colocação das fogueiras na beira da rua, evitar colocar abaixo da linha de energia”, recomendou Gabriel.

Sobre a compra de fogueiras, a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, lembra que as mesmas devem ser adquiridas em vendedores autorizados. “Recomenda-se solicitar o Registro de Atividade Florestal, o RAF, e caso não tenha, é recomendado apenas comprar lenha de eucalipto”, ressaltou.
Nesse período, a Secretaria de Meio Ambiente também intensificou as ações da equipe de fiscalização. “Inclusive já apreendemos fogueiras feitas com madeira nativa”, concluiu a secretária Ana Cláudia, acrescentando que o material apreendido é doado às instituições de caridade que o utiliza para artesanato e outras coisas.







