Defesa Civil
Postado em 31 de agosto de 2023 as 12:51:12
A Coordenadoria de Defesa Civil de Vitória da Conquista começou nesta quinta-feira (31), um ciclo de reuniões para criar uma rede de apoio com o objetivo de prevenir possíveis danos causados pelas chuvas no município. Os primeiros trabalhadores a serem conscientizados e que se disponibilizaram a identificar e notificar possíveis demandas foram os garis da Torre Empreendimentos.

A coordenadora municipal de Defesa Civil, Rosa Freitas, reforçou que em setembro outros setores que trabalham diretamente nas ruas e em obras serão visitados, para que, em parceria com o órgão, identifiquem situações que possam trazer problemas para a população nos períodos chuvosos . “Fazendo valer o slogan da ‘Defesa Civil Somos todos nós’, vamos envolver mais parcerias nessa busca constante de prevenção”, reforçou.

Para o secretário Municipal de Serviços Públicos, que participou da reunião, é importante a iniciativa da Defesa Civil de se reunir com profissionais da limpeza urbana da cidade. “Foi um bate-papo interessante. E como estão se aproximando as fortes chuvas, devemos fazer esse trabalho preventivo que é o que a Defesa Civil e a Sesep estão fazendo”, afirmou.
O profissional da Torre também foi nesta linha. “É muito importante esse trabalho em parceria com a Defesa Civil. Estamos nas ruas todos os dias e podemos, sim, identificar vários problemas e informar à Defesa Civil e aos outros órgãos competentes”, garantiu.
O gerente de base da Torre, Marcelo Lopes, agradeceu a presença do secretário de Serviços Públicos e da equipe da Defesa Civil e reiterou a importância das informações passadas acerca dos perigos que podem ocorrer durante as chuvas torrenciais. “Estamos à disposição para contribuir com o município durante o período de fortes chuvas”.
Apoio comunitário
Na semana passada, a prefeita Sheila Lemos assinou o decreto nº 22.789/2023, que cria os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs). E a partir desse decreto, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil já realizou a I Capacitação dos Núcleos.
Os Nupdecs vão funcionar nos prédios das escolas que foram desativadas pelo município. Os voluntários vão atuar como apoio e contato direto com a Defesa Civil, inclusive para os casos de emergência, já que os voluntários foram orientados sobre como agir em questões que requeiram a presença e o apoio da Defesa Civil.







