Educação
Postado em 5 de abril de 2022 as 16:32:13
A aula inaugural do curso de Libras promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Central de interpretação de Libras (CIL), realizada na noite de ontem (4), atraiu uma grande quantidade de pessoas dispostas a aprender o idioma e, assim, interagir e ajudar a comunidade surda. O curso acontece às segundas-feiras, no auditório do Centro do Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A professora de Libras, Jaqueline Silva, gerente da CIL disse que as expectativas para a continuidade do curso são as melhores. “Queremos fazer com que as pessoas tenham mais consciência a respeito do que significa surdez, conhecer um mais sobre a cultura e a identidade surda e avançar na comunicação em língua de sinais, que é o nosso maior desafio no curso, fazer com que as pessoas se comuniquem melhor com o surdo, compreender sua forma, linguística e a sua interação no meio social”.
- Nildo Freitas
- Jaqueline Silva
O vereador Nildo Freitas, líder do governo municipal na Câmara e aluno do curso, destacou a importância da iniciativa da Smed, considerando que é grande a comunidade de surdos em Conquista e muitas vezes não se consegue a comunicação. “O curso vem realmente trazer a sensibilidade a todos, uma inclusão social e eu estou aqui porque acho importante também estar aprendendo Libras. No nosso dia a dia encontramos pessoas surdas e muitas vezes temos a dificuldade de nos comunicar com elas”, observou o parlamentar.
A dona de casa Marcela Araújo está fazendo o curso e diz que é importante interagir com as pessoas surdas. “Eu me ponho no lugar deles. Me preocupo, porque acredito que eles não devem se sentir bem num local em que não tem um intérprete com eles. Por isso eu estou aqui, para aprender e poder ajudar melhor essas pessoas, a incluir elas no nosso meio”.
Para a auxiliar de Serviços Gerais Marli Mendonça de Carvalho, interagir, se comunicar com a pessoa surda é o motivo de estar fazendo o curso, observando que faltam pessoas capacitadas para isso. Elogiou a preocupação da Prefeitura em oferecer o curso gratuito à comunidade em geral.
- Marcela Araújo
- Marli Mendonça de Carvalho