Cultura
Postado em 6 de novembro de 2018 as 10:17:36
A Casa Memorial Régis Pacheco foi o ponto de encontro da cultura nesta segunda (5), início da semana dos 178 anos de Vitória da Conquista. Nomes como Edméa de Oliveira, Silvio Jessé, Valéria Vidigal, Edmilson Santana, Vando Gonçalves, Márcio Fagundes, Romeu Ferreira, Sérgio Souto, Allan de Kard e JC d’Almeida estiveram reunidos com as escritoras e historiadoras Ana Palmira Casimiro e Isnara Ivo e com a atriz e também escritora Ingra Lyberato.
O encontro foi provocado pela Secretaria Municipal de Cultura que promoveu, nesta noite, a abertura da exposição Joias do Sertão Baiano e o lançamento dos livros “O Medo do Sucesso”, “A Procissão de Cinzas dos Terceiros Franciscanos da Bahia” e “O Anjo da Morte contra o Santo Lenho”. Fatos históricos da cidade, confissões autobiográficas, pesquisas sobre religiosidade se misturaram com as representações em telas e esculturas, com retratos e desenhos.
Para a secretária de Cultura, Tina Rocha, a reunião é o inicio da celebração do aniversário da cidade, mas também uma oportunidade para conhecer essas obras plásticas e literárias. “Nós estamos cheios de novidades nesse mês do aniversário da cidade, repletos de movimentos e eventos culturais. A Prefeitura se sente muito honrada em fazer parte disso, Conquista merece”, destaca.
Segundo a curadora da exposição, Rose Fonseca, o projeto nasceu há seis anos, mas só agora conseguiu se tornar realidade. “Eu ainda morava em Buenos Aires, mas tinha vontade de fazer alguma coisa aqui na minha cidade. Começamos a fazer contato com os artistas e hoje é um sonho realizado, estou muito satisfeita com o resultado”, avalia ela, que deu nome à exposição fazendo referência ao hino da cidade. “Mas sempre digo que as nossas joias são nossos artistas”.
A professora Edméa de Oliveira, uma das artistas participantes, agradeceu à Prefeitura pela oportunidade e destacou o papel da arte. “É bom que a cidade sempre tenha esses eventos pra gente poder apresentar o que a gente sente, aquilo que a gente vive, aquilo que a gente pensa”, afirmou ela, que participa da exposição com quatro telas, “As Quatro Marias”.
Convidada especial, a atriz e escritora Ingra Liberato, acompanhada pelos pais Chico e Alba Liberato, falou sobre o seu livro e a passagem pela cidade. “Muito marcante essa passagem por Vitória da Conquista, veio quase toda a família, e a gente está contribuindo com esses eventos da semana cultural da cidade. Fico muito feliz por estar dividindo esse momento com outras escritoras da cidade, por poder falar sobre o livro e sobre esse medo do sucesso, de ser feliz, a gente fala muito pouco sobre isso e é importantíssimo falar sobre isso, para todas as pessoas”, disse.
A exposição segue no Memorial Régis Pacheco até o dia 5 de dezembro. Visite!
Confira abaixo a agenda cultural em celebração ao aniversário de Vitória da Conquista: