A tarde desta sexta-feira (31) foi de alegria para crianças e adolescentes do bairro Cruzeiro, atendidos pela Escola Municipal Mãe de Vitória de Petu e pelo Instituto Social Padre Benedito Soares, com o início do projeto Semear Esportes, executado pelos institutos Sicoob e Mais Ação, em parceria com a Prefeitura Municipal.

O projeto de prática esportiva vai atender 144 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, que terão acesso gratuito a aulas de futebol e de voleibol durante 14 meses. Além de professores nas duas modalidades, o projeto fornece todo o material necessário, inclusive uniformes e bolas.

Para dar início à ação, foi realizada uma cerimônia na sede do Instituto Social Padre Benedito Soares, com a presença de representantes do Executivo Municipal, dos institutos parceiros e da comunidade local.

A prefeita Sheila Lemos destacou a importância da iniciativa para as crianças e adolescentes atendidos e também para as famílias. “O esporte, mais do que formar grandes atletas, forma homens e mulheres de bem, com compromisso e retidão que dão orgulho”. Sheila também falou dos investimentos públicos realizados na região do Cruzeiro. “Começamos com a requalificação do campo, construímos aqui a Escola Municipal Cláudia Cavalcante, que é hoje uma escola-modelo e também o Cras, que é referência”.

Também presente no lançamento do programa, o vice-prefeito Aloisio Alan lembrou do compromisso da Prefeitura Municipal com o esporte. “Sempre estamos inaugurando uma praça, um equipamento de esportes e esse ano criamos a Secretaria Municipal de Esportes. Então, definitivamente, Vitória da Conquista é uma cidade ótima para a prática de esportes”, disse.

A presidente do Siccob Credcoop, Rejane Almeida, ressaltou o papel da cooperativa de crédito junto à comunidade. “Somos regidos por princípios e dentre esses princípios existe o interesse pela comunidade, e temos feito aqui inúmeros projetos em parceria com a Prefeitura municipal”, disse.

Em sua fala, o presidente do Instituto Mais Ação, Alexandre Seixas, explicou que o maior legado do esporte é ensinar a disciplina. “A motivação é importante para o início de qualquer projeto e a disciplina é o que motiva a continuidade das ações. E para isso, a gente conta com uma peça fundamental que é a família”, disse.

A presidente do Instituto Padre Benedito Soares, Flávia de Oliveira, relatou que o projeto contribuirá para o atendimento de um maior número de crianças e adolescentes. Opinião reforçada pela diretora da Escola Municipal Mãe Vitória de Petu, Márcia Almeida, que declarou: “a escola já tinha a prática de esportes, porém ainda não estava nesse projeto integral e isso é bom porque o projeto complementa esse trabalho”.

A aluna Flávia Arielly de Oliveira aprovou o uniforme. “Eu faço vôlei desde pequena e gosto muito, e achei o fardamento bonito, confortável e também não é tão curto. Eu gostei bastante”. E Eliabe Santos completou: “eu estou muito empolgado, pois desde pequeno eu sempre gostei de futebol, entrei bem novinho na escola e agora aqui na pastoral está muito bom”, concluiu.