Educação
Postado em 9 de junho de 2019 as 13:52:02 e atualizado em 10 de junho de 2019 as 15:31:00
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do bairro Vila América reuniu alunos, pais e todos os funcionários da instituição durante a 2ª Feira da Saúde, nesta quarta-feira (05).
O evento abordou temas da saúde bucal, corporal, a alimentação saudável e os cuidados com o mosquito Aedes Aegypti (transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya). Aproveitando a Semana do Meio Ambiente, a creche também tratou assuntos do Meio Ambiente, como a reciclagem, os animais e a água. “Segundo ano da feira de saúde com o tema meio ambiente, reciclagem, saúde, higiene e vem com a relevância para que os meninos aprendam a necessidade de se cuidar. Tudo que é bom a gente deve dar continuidade. O projeto foi muito acolhido pelo meninos, por todos envolvidos”, destacou a diretora do Centro Municipal, Jelma Meira Alves.
Durante a Feira, as crianças estavam caracterizadas de acordo com os temas. Muita animação por parte dos alunos e demais presentes. Segundo a professora Dayana Chagas, os 136 alunos de 2 a 4 anos participaram de todo o processo do projeto, “eles aprendem muito com esse tipo de projeto porque eles estão fazendo, não foi algo que a gente preparou para eles, eles construíram junto com a gente”, afirmou.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Centro Municipal, Sandra Mara Rocha, houve uma preparação para a realização da Feira. Os temas foram tratados em sala de aula anteriormente: “Nós desenvolvemos o projeto há mais de um mês, dividido em grupos e encerrado agora com a Feira de Saúde. Os temas foram trabalhados em sala de aula com atividades práticas relacionadas com os temas”.
A aluna Vivian Tereza dos Santos, da turma de 4 anos, provou que aprendeu todo o conteúdo trabalhado, “não pode comer muito doce, tem que comer todas as coisas saudáveis e não pode exagerar. Que todo o lixo dá para reciclar”. Para o Secretário Municipal da Educação, Esmeraldino Correia, a Feira está aprovada. “Espetacular. A saúde com evidência, as crianças motivadas, desenvolvendo. O tema da dengue como desafio da comunidade para combater todos os males do mosquito Aedes Aegypti. Fiquei encantado, as crianças se envolvendo no processo educacional. A criança aprendendo bons hábitos alimentares por certo vai preservar a sua saúde para sempre, dando longevidade e qualidade de vida”.