Equipe da Creche com alunos. Coordenadora Carla é a segunda da esquerda para direita.

A Creche Conveniada União e Força promoveu, entre os dias 27 e 28 de novembro, a III Mostra de Vivências. Trata-se da exposição dos trabalhos dos 170 alunos matriculados na instituição, realizados ao longo do ano, com temas diversos como o nome da criança, o “eu”, a diversidade, o aniversário de Vitória da Conquista, a releitura de livros de histórias infantis e o Projeto Educan, desenvolvido pela Coordenação de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Smed).

A Coordenadora Pedagógica, Carla Fernandes, explica que essa exposição reúne os trabalhos realizados por todas as crianças durante o ano. “As professoras escolheram alguns para expor; são muitas atividades e não é possível colocar todas.” Ela também destacou a participação das famílias no auxílio e registro dos trabalhos construídos. “Temos as maquetes, a linha do tempo. Os pais filmavam e fotografavam em casa os filhos realizando as atividades. Estiveram envolvidos, participando também.”

Para a Professora Ana Célia, que leciona em duas turmas de 5 anos, uma das prioridades foi o brincar. “A partir das brincadeiras, as crianças aprendem, com atividades artísticas desenvolvidas durante o período. Tivemos a produção de um livro sobre as diferenças que existem entre as crianças. Apresentamos jogos que trabalham quantidades, numerais e a relação quantidade/numerais. Também trabalhamos a partir do nome, a letra inicial do nome, compreendendo a escrita e o sentido da leitura.”

O aluno de cinco anos, João Pedro, gostou de participar da exposição. Ele adora desenhar. “Gosto de fazer todos os tipos de desenho”, afirmou.