Cores, maquetes e obras de artes. Esse cenário convidativo foi exibido na IV Mostra Vivências Significativas, realizada pelo Instituto Social Bela Vista, conhecido como Creche Bela Vista, no bairro Nova Cidade. A unidade escolar funciona em convênio com a Prefeitura Municipal.

O evento, que aconteceu nesta quarta-feira (29), encantou os participantes e deixou os pais e responsáveis cheios de orgulho e emoção. Uma dessas foi Luciana Soares dos Santos, mãe da pequena Luiza Soares, de 5 anos. Segundo ela, a creche ajuda no desenvolvimento das crianças, porque elas podem brincar, fazer arte e aprender ao mesmo tempo.

“É tudo muito lúdico e faz as crianças verem o mundo de uma forma bem criativa. Ao final do ano, os profissionais expõem para gente ver o trabalho que é feito, mostrando que as crianças estão em boas mãos. São profissionais muito capacitados e a gente pode ficar tranquilo porque eles estão aprendendo”, comentou Luciana.

Lavínia Oliveira, 5, foi uma das crianças que teve suas obras exibidas na Mostra. Com os olhos brilhando de felicidade, disse que gostou de participar desse evento porque foi divertido e artístico. “É muito bom, porque a gente aprende”, afirmou. Ana Valentina de Jesus, 5 anos, também mostrou o seu contentamento ao participar da atividade. “A professora manda a gente fazer essas artes, a gente brinca, volta para sala, lancha e faz isso tudo”, destacou.

Atualmente, a Creche Bela Vista atende 13 turmas, com alunos de dois a cinco anos, totalizando quase 300 alunos. De acordo com a coordenadora pedagógica, Valnice Barbosa Santos, idealizadora da Mostra Vivências Significativas, muitas atividades são feitas ao longo do ano, por isso, quando chega o mês de novembro, a unidade escolar exibe essas artes para a comunidade, porque é uma forma de mostrar o trabalho e aproximar a família.

“Para o desenvolvimento das crianças, a gente tem a proposta brincante, porque elas aprendem brincando e têm os seus direitos de aprendizagens garantidos através do brincar. A gente trabalha com o lúdico o tempo todo, por isso que chamamos de vivências, porque as crianças vivenciam no dia a dia e a gente traz para a mostra”, afirmou a coordenadora pedagógica.

A exposição da Mostra foi dividida com base na faixa etária das turmas, sendo possível acompanhar a evolução artística das crianças. Além disso, houve um espaço dedicado às artes dos 11 alunos com deficiência. Dentre as obras, estão um tapete sensorial e uma árvore com fotos dessas crianças. Para o desenvolvimento dos alunos, a Prefeitura destinou uma playtable, que é um equipamento lúdico e interativo.

De acordo com a professora Cláudia Farias, que há mais de 20 anos trabalha na Creche Bela Vista, todo o trabalho desenvolvido em sala de aula é lúdico para ajudar no desenvolvimento das crianças. Conforme relatou, “a cada ano renovamos porque as crianças vão avançando de nível. Então, eles sempre estão aprendendo coisas novas, de formas variadas”.

A presidente-fundadora do Instituto Social Bela Vista, Maria da Conceição Barros, relatou que os professores trabalham com muito empenho na realização da Mostra Vivências Significativas. “As crianças ficam muito felizes por verem as atividades deles sendo presenciadas por outras pessoas”, disse.