Desenvolvimento Social
Postado em 5 de setembro de 2013 as 14:23:21
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Centro de Referência de Assistência Social Rural (Creas Rural), promoveu, na última sexta-feira, 30 de agosto, atividades socioassistenciais e recreativas na Escola Municipal Lírio dos Vales na comunidade quilombola Boqueirão, localizada no distrito de José Gonçalves.O objetivo da ação foi aproximar ainda mais os serviços públicos de comunidades em situação de vulnerabilidade social.
A equipe do Creas Rural teve o apoio de outros funcionários do Governo Municipal para disponibilizar serviços sociais, como cadastros e esclarecimentos para beneficiários do Programa Bolsa Família; informações e orientação sobre sexualidade; além de oficinas de reciclagem e de escovação de dentes.
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, ligados ao Centro de Apoio à Vida (Caav), ministraram palestras de prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e aids. A população também teve a oportunidade de atualizar o cartão de vacinação.
A equipe teve ainda o apoio do Balcão de Justiça e Cidadania da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), que ofereceu aos moradores orientações jurídicas. Essa instituição parte do princípio de que o acesso universal à Justiça está assegurado na Constituição Federal, e, por isso, a assistência jurídica gratuita deve estar disponível à população de baixa renda.
Garantia de direitos – O empenho da equipe do Creas Rural e seus parceiros resultou em 100 atendimentos para os cidadãos da localidade. Implantado em 2011, o Creas Rural está presente nos distritos de José Gonçalves, Bate-Pé, São João da Vitória e São Sebastião. Neste último ano, 483 pessoas se inscreveram no serviço e outras mil, entre crianças, adolescentes e idosos, tiveram suas demandas atendidas.