Desenvolvimento Social
Postado em 11 de junho de 2013 as 21:22:47
Mais uma Pré-Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada nesta terça-feira, 11, em Vitória da Conquista. Desta vez, conselheiros municipais e usuários do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas POP Criança e Adolescente – e do programa Novo Olhar se reuniram no Auditório da Rede de Atenção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro teve como objetivos avaliar os serviços, conhecer os benefícios da assistência social e apresentar propostas para maior efetivação da participação e do controle social.
Ao total serão realizadas 15 pré-conferências promovidas pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). As pré-conferências seguem o mesmo tema da 8ª Conferência Municipal de Assistência Social: “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS”.
O psicólogo do Creas POP e do Acolhendo Cuidando, Wagner Leite, falou sobre a ação. “Sabemos que muitos desses adolescentes acabam indo para as ruas e entram em contato com substâncias psicoativas. Então é importante este momento em que tentamos proporcionar para essas pessoas uma nova perspectiva de vida, que é o que a gente está conseguindo nesses dois anos de Creas POP criança e adolescente”, avalia.
O coordenador de Políticas de Inclusão Social, Jaimilton Fernandes, destacou o sucesso do encontro. “O primeiro momento é o de participação social representativa dos segmentos. Que bom que a gente está hoje aqui com o espaço completamente lotado, porque a conferência existe para isso: conferir o que está acontecendo em cada serviço”, declara.
O encontro reuniu aproximadamente 100 pessoas e elegeu seis representantes titulares e três suplentes. Os delegados eleitos nas pré-conferências representarão os serviços na Conferência Municipal, que está programada para 7 e 8 de agosto.
Serviços – O Creas POP Criança e Adolescente é destinado ao público infantojuvenil em situação de rua. É uma ação pioneira no Brasil que atende hoje mais de 40 jovens, proporcionando-lhes atividades de ensino profissionalizante, músicas e ações recreativas. O serviço é especializado no atendimento a crianças e adolescentes, facilitando a inserção desses jovens nos programas sociais e está localizado na Rua 28, n° 20, Conveima II.
Já o programa Novo Olhar acolhe adolescentes em conflito com a lei, encaminhados pela Justiça, e aplica medidas socioeducativas em meio aberto, como a Liberdade Assistida e a Prestação de Serviços à Comunidade. Formado por uma equipe multidisciplinar, composta por advogado, assistente-social, psicólogos e pedagogos, o programa objetiva oferecer novas perspectivas de vida para os adolescentes; acompanhar a vida escolar dos jovens atendidos , encaminhando-os aos serviços e programas públicos de acordo com a necessidade.O serviço está localizado na Rua Elpídio Flores, nº205, Centro.