Equipe do Creas Cidca e Central

A emoção do Natal tomou conta dos Centros de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) Central, Cidca e Novo Olhar, neste mês de dezembro. Os serviços reuniram equipes de trabalho, famílias e crianças atendidas em duas confraternizações com programações diversificadas.

A celebração teve início no Creas Central, localizado na avenida Bartolomeu de Gusmão, que reuniu as equipes do Creas Central e do Creas do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cidca). As salas internas da unidade, usualmente utilizadas para atendimentos, foram transformadas em circuitos temporários de contação de histórias, de pinturas de pele e de dinâmicas sobre violação de direitos e sobre a representação do Natal, com linguagem adaptada para adultos e crianças. Já a área externa foi preparada para receber apenas crianças, com brinquedoteca, músicas infantis e distribuição de presentes.

No Creas Novo Olhar, a data foi celebrada em um almoço coletivo entre famílias de usuários e servidores que atuam na unidade. Além de celebrar o ano de 2023, a ação comemorou o aniversário de 13 anos da unidade, proporcionando interação familiar e fortalecimento de vínculos comunitários. “Buscamos, com essas confraternizações, proporcionar momentos de alegria, aprendizado e solidariedade para as famílias, reforçando o nosso compromisso em promover o bem-estar e a garantia de direitos dos nossos usuários em situação de vulnerabilidade social”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, que participou da ação no Creas Novo Olhar.

A gerente do Creas Cidca e Central, Jaqueline Correia, relatou que as celebrações de final de ano são realizadas todos os anos na unidade, visando a reunião das famílias em um momento de descontração para a abordagem de assuntos mais sérios. “A gente não faz uma festa só para brincadeiras, mas é um momento também para falar sobre as violações de direitos. Alguns, aqui, estão no processo de superação. Outros, que são recém-chegados, ainda estão caminhando para isso. Então, a gente aproveita essas ações para explicar também o que é, ou não, uma violação de direito”, explicou a gerente.

Já para a gerente do Creas Novo Olhar, que atende medidas socioeducativas, Kátia Matos, as ações são uma forma de proporcionar momentos de união entre a equipe e o público atendido na unidade. “Trabalhar com medidas socioeducativas é muito desafiador. É preciso ter muita empatia para compreender o contexto familiar e os sofrimentos cotidianos que essas pessoas enfrentam. Por isso essa ação não foi pensada para a gente, mas sim em promover a convivência comunitária e familiar para as pessoas que nós atendemos”, explicou Kátia.

Atendidas pelo Creas Central, Edileuza Ribeiro e Cléo Oliver agradeceram pelo serviço prestado na unidade ao longo do ano de 2023 e elogiaram a confraternização. “A festa foi muito boa, gostei muito da dinâmica e do chocolate que ganhei”, comemorou Edileuza. “Acho que é essa é uma festa muito linda. As meninas que trabalham aqui são maravilhosas. Eu estou encantada por esse lugar. O apoio às crianças e aos adultos é lindo. Chegamos aqui com um coração triste, vamos sair com um coração feliz e alegre”, relatou Cléo.