“Violência contra a Mulher #IssoNãoÉNormal”. Este é o tema da campanha 16 Dias de Ativismo promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação Municipal de Políticas para as Mulheres e do Centro de Referência Albertina Vasconcelos (Crav), que teve início no último dia 20 e segue até 10 de dezembro.

Como parte da programação, nesta terça-feira, 21, foi realizado o “Papo @tivo” com o grupo de idosas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila América. Na oportunidade, foram debatidas diversas situações em que a mulher sofre atos discriminatórios ou de violência física ou psicológica pelo simples fato de ser mulher.

“Logo quando me casei, deixei de participar de tudo, achava que não podia, eu só saía com meu marido ou ficava em casa, fiquei triste. Depois, descobri que isso estava errado, que eu podia sair sim, participar de atividades e hoje integro o grupo da igreja, participo das atividades aqui do Cras. Estou bem mais feliz”, contou Liliana Santos, 45, moradora do loteamento Conquistense, durante o Papo @tivo.

A violência psicológica que envolve, por exemplo, o isolamento é apenas um dos tipos de violência que a mulher pode sofrer no dia a dia. Há ainda, a física, a moral, a sexual e a patrimonial/econômica.

Daí a importância, como aponta a gerente do Crav, Dayana Eveline Andrade, da campanha 16 Dias de Ativismo alertar sobre todos os tipos e mostrar que a violência contra a mulher não está restrita a apenas um ambiente. “Porque não é só a violência doméstica, ela pode ocorrer no trabalho, por meio de músicas, etc. Esse é o momento de problematizar a banalização da violência contra a mulher e combate-la, falando sobre o assunto em todos os espaços, igrejas, centros de convivência, escolas, em casa”, esclareceu Dayane.

A programação continua até o dia 10 de dezembro. Confira:

Papo @tivo – “Violência contra Mulher #IssoNãoÉNormal”

 

Bate-papo com Daniella Cardoso, Assistente Social do Crav
Data: 22/11
Local: CRAS III – Pedrinhas
Horário: 14h30

Bate-papo com Silvia Ticianna, psicóloga do Crav
Data: 28/11
Local: CRAS VIII – Miro Cairo
Horário: 9h

Bate-papo com Daniella Cardoso, Assistente Social do Crav
Data: 29/11
Local: CRAS IV – Jardim Valéria
Horário: 14h30

Bate-papo com Silvia Ticianna, psicóloga do Crav
Data: 30/11
Local: CRAS I – Bruno Bacelar
Horário: 14h30

Bate-papo com Daniella Cardoso, Assistente Social do Crav
Data: 01/12
Local: CRAS VI e VII – Praça Céus
Horário: 9h

  • Seminário promovido pela FAINOR: Violência o que a saúde tem a ver com isso

Tema: Violência contra a mulher #IssoNãoÉNormal
Palestrante: Silvia Ticianna, psicóloga do Crav
Data: 28/11
Local: Auditório da Faculdade Independente do Nordeste – Fainor
Horário: 18h

  • Workshop Violência contra a mulher e a violação de direitos e cidadania.

Data: 07 /12

  • Posse do Conselho da Mulher

Data: 08/12