O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila América comemorou, nesSa quinta-feira (12), os 16 anos de sua implantação. A celebração reuniu moradores da comunidade, usuários dos serviços do Cras e a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em um evento marcado por momentos de diversão, integração e fortalecimento de vínculos.

A programação contou com apresentações dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e da Organização da Sociedade Civil Sementes do Amanhã, além de sorteios de brindes e distribuição de mudas de ipê. O tema escolhido para a festa, “A Grande Família”, foi definido em conjunto com os usuários do Cras. “Nós entendemos que o Cras é uma extensão das famílias do território, pois nossa equipe está sempre apoiando e acompanhando as famílias do território. Nosso objetivo é fortalecer os vínculos familiares, trabalhando temas como respeito e inclusão, sempre com o foco na garantia de direitos”, explicou Kelly Newton, gerente do Cras Vila América.

O Secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, participou do evento e destacou o impacto positivo que o Cras tem tido ao longo dos anos na vida dos moradores. “São 16 anos transformando vidas, caminhando ao lado das famílias deste território e trazendo informações que fazem a diferença no dia a dia de cada um de vocês. Comemorar 16 anos do Cras Vila América é celebrar a força da assistência social na construção de uma comunidade mais potente”, afirmou.

Entre os usuários que participaram da comemoração, Genivaldo Silva, frequentador do Cras há cinco anos, compartilhou como o serviço é fundamental para ele e outros moradores. Ele afirma que o Cras é essencial para acessar benefícios e conhecer seus direitos. “O Cras é uma família para toda a população do Vila América. Eu sou cadeirante e sei que muitas pessoas com deficiência que moram na região buscam apoio aqui. Só tenho a agradecer por esse serviço e pela equipe dedicada que faz parte dele”, relatou.

Já Tayane Pereira, de 12 anos, que participa do SCFV, foi à festa caracterizada como “Dona Nenê”, personagem do seriado “A Grande Família”. Ela relatou como o Cras tem um impacto positivo em sua vida. “Aqui, eu me sinto muito feliz, todo mundo faz a gente se sentir em casa. As atividades são sempre muito divertidas e sei que as pessoas que trabalham aqui estão sempre disponíveis para ajudar a quem precisa”, disse a jovem.