Desenvolvimento Social
Postado em 14 de março de 2014 as 19:34:46
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras VI), localizado no Nova Cidade, realizou na manhã desta sexta-feira, 14, um evento em comemoração do mês da mulher em frente aos residenciais Europa Unida, América Unida e Vivendas da Serra.
Na oportunidade, foram oferecidos diversos serviços em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), a equipe da Unidade de Saúde do Panorama e com o Serviço Social do Comércio (Sesc), como o Balcão de Justiça e Cidadania, aferição de pressão, teste de glicemia, orientação odontológica, massagens, maquiagem e outras atividades de embelezamento.
O evento foi mais uma oportunidade de divulgação dos serviços oferecidos pelo Cras VI à comunidade como o encaminhamento da população para a rede de proteção social local e para o acesso a outros serviços e programas públicos, de acordo com a necessidade.
De acordo com a Coordenadora do Cras VI, Carla Mascarenhas, a cada mês, é feita uma programação para realizar eventos como esses em cada uma das 17 áreas de vulnerabilidade social que o Centro abrange. “Hoje estão sendo oferecidos aqui os serviços do Sesc, como serviços de beleza, biscuit e massagem. Já o Cras oferece serviços de encaminhamentos para outras áreas que estão disponíveis na rede socioassistencial do município. O Crav também está presente nessa atividade aqui hoje. Quem ganha com tudo isso é a comunidade, já que os serviços ficam ainda mais próximos dos cidadãos”, explicou.
A orientadora social do Sesc, Lília Santos Oliveira, comentou que o objetivo foi levar algumas atividades voltadas para o público feminino. “Tivemos também atividades recreativas e artísticas e orientações de cuidados com a saúde. O propósito é sempre aproximar a população desses serviços”, disse Lília.
A moradora Fernanda Silva achou ótimo poder tratar da saúde assim bem perto de casa. “Às vezes as pessoas passam mal sem saber como estava a saúde, são surpreendidas. Nota dez para os organizadores”, afirmou.
Já Marivânia Sousa decidiu levar os filhos para o evento. “Moro aqui no condomínio estou achando muito bom. Cuidar da saúde é sempre importante. Meu filho já fez exames e minha filha está aproveitando os serviços de beleza”, comenta.
O Cras VI foi implantado em maio de 2013 e já possui cerca de 1.200 famílias cadastradas, pertencentes à 17 localidades situadas no entorno do loteamento Nova Cidade. Um dos principais objetivos do centro, além da profissionalização, é estabelecer o fortalecimento dos vínculos familiares entre as pessoas atendidas.











