Desenvolvimento Social
Postado em 26 de setembro de 2017 as 16:29:46
Durante todo mês de setembro, os educandos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim Valéria estão discutindo sobre o meio ambiente. A partir da realização de diversas atividades como palestras e visitas ao Horto Floresta, à Reserva Florestal do Poço Escuro e ao próprio bairro, eles estão observando a biodiversidade de Vitória da Conquista e os danos causados ao meio ambiente por meio das ações do homem.
Durante a visita à Reserva do Poço Escuro, que aconteceu nesta segunda-feira, 25, os educandos tiveram a oportunidade de olharem de perto a riqueza da Mata Atlântica, um privilégio segundo o guia Ailton Lopes, que informou a todas sobre as espécies presentes na mata e também sobre a importância de sua preservação.
“Nós temos o privilégio aqui em Conquista de ter esses 16 hectares de mata preservada. Momentos como estes são muito importantes para a preservação deste sistema, pois os jovens são o futuro. Sem a mata, nós não teremos futuro, porque faltará água e faltará o ar limpo para respirarmos”, alertou Ailton.
Segunda a educadora social Laís Pinheiro, a programação sobre meio ambiente foi sugerida também porque setembro é o mês em que se inicia a primavera, uma estação muito associada à biodiversidade, já que é neste período que a maioria das espécies florescem. “Nosso objetivo é sensibilizar os educandos quanto a importância de preservar o meio ambiente para garantia do seu próprio futuro”, ressaltou Laís.
A visita também contou com uma palestra no Módulo de Educação Ambiental, que funciona na Praça da Juventude. Os educandos caminharam pela mata, tiveram contato com um grupo de saguis, com plantas e com a água da nascente do rio Verruga.
“Amei o passeio, eu sou muito medrosa, tenho muito medo de bicho, mas aqui até o ar é diferente, nem parece que é o mesmo ambiente, que faz parte de Conquista. Nós precisamos preservar isso aqui, é tudo muito lindo”, avaliou Helen Amaral, de 13 anos.
Programação:
26/09 – Visita ao bairro, com o objetivo de explicar os danos causados ao meio ambiente e orientações à comunidade;
2/10 – Plantio de mudas nos locais visitados;
5/10 – Palestra com a secretária de Meio Ambiente, Luzia Lúcia Vieira.









