A manhã deste sábado (17) foi de muita disputa e dedicação para os garotos que disputam a Copa Municipal de Escolinhas de Futebol – Leandro Domingues. Organizado pela Secretaria Municipal de Esportes (SME), o torneio reúne 17 escolinhas nas categorias Sub-11 e Sub-13, com quase mil atletas participantes.

Foram realizados dois jogos das quartas de final da competição. No primeiro, válido pela categoria Sub-11, a equipe do Planeta Bola venceu o Bateias II pelo placar de 3×0. Em seguida, já pela categoria Sub-13, o Bateias II derrotou a equipe do Cruzeiro pelo placar de 5×0. As partidas seguem durante a semana para a definição de todos os classificados para as semifinais.

O torneio é batizado em homenagem a Leandro Domingues, ex-jogador profissional falecido no ano passado que deu os primeiros passos no esporte na escolinha mantida pela Prefeitura Municipal. Leandro é um dos grandes nomes do esporte conquistense, com passagens de destaque em grandes clubes nacionais, como Vitória e Cruzeiro, além de uma carreira internacional.

Coordenador municipal de Esportes, Luciano Pina destacou a importância da competição para a formação dos jovens, além do reconhecimento para um atleta que começou no projeto. “Essa é uma Copa que foi idealizada pela Secretaria Municipal de Esportes, porque nós temos o Leandro Domingues, que jogou no Vitória, em vários times, no Japão, no Cruzeiro, no Fluminense. Infelizmente, ele faleceu no ano passado, e aí como ele começou aqui na escolinha do município, nós reunimos as escolinhas e resolvemos homenageá-lo com essa Copa, que tem 17 escolinhas na categoria Sub-11 e Sub-13”.

Luciano

O coordenador do time do Bateias II e pai de um dos atletas, Flávio Menezes, ressaltou como o esporte contribui para o desenvolvimento e a saúde das crianças. “O esporte salva vidas e é um prazer enorme ter meus filhos envolvidos. Só tenho a agradecer à Prefeitura pela oportunidade e pelo incentivo também. Está tudo maravilhoso, muito bem organizado. Vejo o impacto no comportamento, no respeito, na interação com o jovem, sair um pouco do celular. E para o meu amigo Leandro, que Deus o tenha, a homenagem é mais do que justa”.

Para o jovem David, filho de Flávio, a participação no campeonato tem sido muito positiva. “Está sendo uma experiência muito boa jogar um campeonato que é uma homenagem para um grande jogador. O projeto das escolinhas é muito bom, porque afasta muita gente de coisas erradas, e traz benefícios pra saúde. Esse esporte aqui é minha vida”.

Treinadora da equipe do Cruzeiro, Luciana Sales, conhecida como Poli, afirmou que a Copa Leandro Domingues é uma grande oportunidade para os jovens conquistenses, que têm a chance de competir em grandes espaços esportivos da cidade. “Pra gente está sendo bastante produtivo, porque muitas crianças estão tendo a oportunidade de participar de uma Copa como essa, de grande prestígio aqui no estado. Ainda mais por sermos um projeto que está começando agora, e já estar disputando essa competição com várias equipes fortes, para a gente é bem gratificante. Sair da periferia e estar num palco como o Edvaldo deixa a gente muito feliz, e agradecemos por poder participar”.

Para Lucas Alves, atleta do Cruzeiro, o torneio traz diversão e entrosamento, além de ajudar a manter um sonho vivo. “A Copa é muito importante e divertida, ajuda a trabalhar o time, a gente fica mais entrosado. No projeto da escolinha eu fiz novas amizades, aprendo bastante. Eu tenho um sonho, e se Deus permitir, eu quero estar lá nos grandes times”.

Confira as próximas partidas das quartas de final:

Segunda-feira (19/01) – Estádio Edvaldo Flores
16h00
Sub-11: Shallon x Papa Léguas
17h00
Sub- 13: LM x Planeta Bola
18h00
Sub-13: Caatiba x Shallon

Sexta-feira (23/01)
18h00
Sub-11: W7 x Caatiba

Sábado (24/01)
08h30
Sub-11: Chute Certo x Municipal
09h50
Sub-13: Chute Certo x Papa Léguas