Educação
Postado em 21 de março de 2024 as 09:01:20
A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coordenação de Alimentação Escolar, realizou uma formação com os coordenadores pedagógicos das escolas municipais sobre o Projeto Educação Alimentar Nutricional (Educan) 2024. A atividade aconteceu nessa quarta-feira (20), no Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) da Uesb.
O coordenador da Alimentação Escolar, Rodrigo Gigante, explicou que o evento desta manhã, foi o ponto de partida em 2024 para as atividades da Educação Alimentação Nutricional (EAN) feita através do Projeto Educan. Ele informou que o projeto este ano vai alcançar todo o Ensino Fundamental I. “Vamos contemplar todas as escolas que tem fundamental I até o 5º ano. Então essa é a novidade de 2024, do Educan. Ano passado só foi a educação infantil e 1º ano. Esse ano, incluímos até o 5º ano que é o fundamental I todo”.
Foram entregues os módulos confeccionados pela equipe de Coordenação da Alimentação Escolar. Rodrigo esclarece que são módulos de atividades programadas até o final do ano. “Eles contemplam toda a proposta feita para o ano inteiro com atividades, temas, formas de preparo das ações. São atividades lúdicas, pedagógicas e de visita. O Educan é desenvolvido, semanalmente, com as escolas, então tem a semana um, dois, três, até Novembro já está disciplinado nessa situação. A novidade para o Fundamental I é que as atividades vão ser interdisciplinares. Você tem atividade de educação alimentar nutricional com matemática, português e ciências. É nossa proposta para encaixar mais ainda o Educan na escola”.

Rita Eulávia
Para a coordenadora do Centro Municipal Educação Infantil (Cmei) Anna Geruzia Bittencourt Ferraz, Rita Eulávia da Silva Conti, os eventos trazem novas prorrogativas com relação aos conhecimentos alimentares. “Todo ano temos essa formação para nos aperfeiçoar, cada dia mais, com relação a nossa formação Educacional Alimentar e isso nos ajuda com relação ao trabalho do coordenador na sala de aula, com os nossos professores, na educação familiar e com relação aos nossos alunos também”.