Cultura
Postado em 25 de julho de 2014 as 13:27:30
Durante a atividade, eles receberam instruções sobre como elaborar o planejamento pedagógico de cada núcleo
Divididos em dois grupos, os coordenadores dos núcleos do programa de incentivo ao esporte, executado em Vitória da Conquista, participam de uma capacitação no Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire, durante a manhã e a tarde desta sexta-feira, 25. Trata-se de uma etapa da formação continuada a que eles têm acesso. No caso, o objetivo é fornecer-lhes instruções sobre como elaborar o PPN, como é conhecido o documento que define o Planejamento Pedagógico de Núcleo.
“O planejamento é sempre importante, para que não aconteçam erros futuros e o programa aconteça dentro das normas previamente estabelecidas”, explicou a coordenadora pedagógica da iniciativa, Paula Rodrigues.
A fim de orientar os coordenadores, participou da capacitação o professor Cristiano Bahia. Ele integra a equipe colaboradora do programa no estado, que é composta por professores universitários e alunos de cursos de mestrado e doutorado. “Nosso papel é trabalhar com a capacitação dos coordenadores e monitores de núcleo, bem como dar o suporte pedagógico na elaboração do planejamento de cada núcleo”, informou Bahia.
“O planejamento é importante para que se tenha um controle de que realmente as atividades propostas pelo planejamento serão executadas. É como se fosse um caminho para que o coordenador saiba o que fazer na realidade do núcleo em que está inserido”, acrescentou.
‘Vivência do esporte’ – O programa oferece atividades esportivas a crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos, matriculados em escolas públicas e, geralmente, expostos a situações de vulnerabilidade social. Em Vitória da Conquista, cerca de 5.300 pessoas são atendidas nos 53 núcleos, que funcionam em escolas municipais das áreas urbana e rural. No turno oposto ao de suas aulas regulares, esses jovens têm a oportunidade de praticar esportes coletivos e individuais.
“É de fundamental importância que a gente trabalhe com esse público. Estamos oportunizando que essas crianças tenham uma vivência do esporte”, defendeu o professor Fabrício Lourenço, que coordena o núcleo do bairro Jardim Valéria, sediado na Escola Municipal Edivanda Maria Teixeira. Ali, cerca de 200 estudantes – incluindo os de outra unidade de ensino do município, a Anísio Teixeira – têm acesso a futebol, vôlei e atletismo, além do xadrez.
“O esporte é o caminho”, apontou Lourenço, que participou da capacitação no período matutino desta sexta-feira.