A Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), promoveu um momento de socialização e aprendizado entre as agricultoras das hortas comunitárias do Kadija e do Vila América, com piquenique e visita ao Orquidário Municipal.

Segundo a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional, Karine Barros, a ação teve como objetivo abrir novos horizontes de oportunidades que possam agregar na renda das pequenas produtoras. “Buscamos proporcionar a elas possibilidade de novos aprendizados agregando valor e sustentabilidade aos trabalhos nas hortas comunitárias. Em futuro próximo, realizaremos ainda novas ações no sentido de fornecer conhecimento para a concretização das expectativas das agricultoras”, disse a coordenadora.

Além do piquenique e sorteio de presentes, as agricultoras também participaram de um momento de ginástica laboral em grupo. “Nosso objetivo com essa atividade é promover qualidade de vida e bem-estar durante esse momento de descontração entre elas, para que possam sair um pouco da rotina do trabalho duro. Essas dinâmicas em grupo geram interação social e elas vão estreitando mais os vínculos para além do ambiente de trabalho. Então, a gente pode dizer que existe tanto uma importância física quanto mental”, explica a educadora física do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast), Hellis Paula, que conduziu a ginástica entre as agricultoras.

Também foram realizadas palestras sobre as abelhas sem ferrão do Meliponário, que funciona dentro do Orquidário, e sobre a importância da produção de orquídeas. “A produção de orquídeas pode contribuir para a fonte de renda das pequenas agricultoras, através do cultivo para fins comerciais. Para isso, é fundamental a capacitação dessas produtoras sobre o assunto”, afirma a bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Danielly Campos, que ministrou palestra sobre a produção de orquídeas.

Marlene Silva, que é agricultora na horta comunitária do Vila América, visitou o Orquidário pela primeira vez e gostou da experiência. “Eu não conhecia o Orquidário, mas foi maravilhoso. Eu conheci as orquídeas, cada uma tem sua qualidade, tirei foto. A gente fez ginástica, interagiu com as meninas do Kadija. Essa tarde aqui foi boa demais”, descreve a produtora do Vila América.

A agricultora da horta do Kadija, Luciene Nascimento, também visitou o Orquidário pela primeira vez e saiu desejando mais visitas. “Eu nem sabia que existia esse Orquidário da Prefeitura, aqui em Vitória da Conquista. E, para mim, foi maravilhoso poder conhecer. Foi uma tarde descontraída, teve ginástica, a gente pôde interagir com as colegas que trabalham também com hortaliças. Eu amei, devia ter mais”, afirma.

No próximo dia 30, a Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional levará ao Orquidário as agricultoras das hortas comunitárias do Recanto das Águas e do Jardim Valéria, com a mesma programação.