Jovens atendidos pelo Cras Jardim Valéria estão participando de uma Oficina de Percurso ministrada pela Coordenação Municipal da Juventude, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A oficina tem como objetivo levar os jovens a construir seu projeto de vida traçando metas para o futuro profissional e passos para alcançá-los por meio da metodologia MAPA (Metas e Ações para a Autonomia).

A oficina, que começou nesta terça-feira (26) na sede da Associação de Moradores do Bairro Jardim Valéria, é composta de quatro encontros. Os temas ligados às perspectivas de futuro para a juventude serão desenvolvidos por meio de dinâmicas, reflexões, debates e outras atividades individuais e em grupo.

A psicóloga da Coordenação da Juventude, Luciana Pires, explicou que estimular a juventude a pensar no futuro é muito importante, sobretudo neste momento de pandemia. “A gente sabe que a pandemia deixou os jovens desacreditados e desmotivados em relação aos seus sonhos e projetos de vida”, completou.

A estudante Ingrid Silva, de 16 anos, já está motivada neste primeiro encontro. “Eu gosto muito de participar desse tipo de atividade, porque também nos ajuda na escola e no nosso currículo, pois a gente sempre acaba aprendendo coisas novas que são muito importantes para o nosso futuro”.

Além da Oficina de Percurso, a Coordenação da Juventude oferece oficinas de grafite, teatro, línguas e música. A coordenação funciona na Rua Góes Calmon, 118, Centro (Edifício Centro Empresarial Reis & Meira – 2º andar / salas 204 a 215).