Desenvolvimento Econômico
Postado em 19 de julho de 2017 as 12:32:18
O Programa Identidade Jovem (ID Jovem) é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com a Unesco, que visa auxiliar o acesso de jovens de baixa renda a eventos culturais e esportivos, como também o deslocamento interestadual.
Apesar do programa estar em funcionamento desde dezembro do ano passado, a taxa de adesão em todo o país ainda é pequena. Por isso, a fim de promover a sua divulgação, o Estação Juventude sediou uma capacitação para gestores da Prefeitura de Vitória da Conquista e de mais 11 municípios da região. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, 19, no auditório da Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre).
O coordenador municipal da Juventude, Mateus Novais, explica que a coordenação está se empenhando em fazer com que os jovens tenham conhecimento do programa e possam aderi-lo. “A Coordenação de Juventude entra justamente para atingir essa questão de informar os jovens e se colocar à disposição para que eles tirem suas dúvidas e possam se cadastrar aqui. Temos computadores com livre acesso à internet, e os jovens podem fazer esse cadastro aqui tranquilamente, sendo auxiliados, como também podem fazer em casa”, afirma.
O consultor do ID Jovem, Laudécio Silva, esteve ministrando a capacitação nesta manhã. A ideia é que os gestores que participaram do encontro sejam multiplicadores dessas informações em suas áreas de atuação. “A grande importância é fazer com que os órgãos municipais, os gestores e técnicos profissionais conheçam o programa, façam essa disseminação e mobilizem o município, para que os jovens tenham acesso ao benefício. Conquista, por exemplo, tem quase 30 mil jovens que estão dentro do perfil de acesso”, revela.
José Henrique Santos é voluntário no programa Estação Juventude e afirma que irá fazer o seu cadastro. Para ele, o programa é bastante significativo: “Avalio o ID Jovem não somente como uma conquista do governo, mas da sociedade civil como um todo. Vem mostrando que nós temos avançado nesse sentido e vai beneficiar vários jovens.”
ID Jovem – O programa é destinado a jovens de baixa renda na faixa etária de 15 a 29 anos. O serviço consiste em um documento de identificação virtual, que dá acesso a meia entrada em eventos culturais e esportivos. Além disso, eles também têm direito a quatro passagens interestaduais em ônibus ou veículos aquáticos, sendo duas custeadas inteiramente e outras duas com meia passagem.
Cadastre-se! – Se você tem entre 15 e 29 anos e está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), faça o seu cadastro no ID Jovem e utilize os seus benefícios. O cadastro é feito virtualmente, através de aplicativos de smartphones (com sistema Android, IOs e Windows Phone) ou por meio do site da Caixa Econômica Federal. A inscrição vai gerar um documento de identidade virtual, com validação de segurança através de QR Code, que pode ser utilizado na entrada dos eventos.
Em caso de dúvidas ou para auxílio no ingresso ao programa, dirija-se à Estação Juventude, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 757, ou ligue para 3429-3166.








