Cônsul-Geral de Portugal conhece a cultura e a história da produção de café no Planalto da Conquista
Gabinete da Prefeita
Postado em 20 de janeiro de 2026 as 13:00:51
Dando continuidade à agenda em Vitória da Conquista, o Cônsul-Geral de Portugal em Salvador, Ricardo Cortes, dedicou esta terça-feira (20) para mergulhar na história da cafeicultura e na força do setor de alimentos da região. A programação incluiu desde a visita a uma produtora de café no povoado da Estiva até o parque industrial local.
Nesta manhã, o diplomata visitou uma propriedade produtora de café no povoado da Estiva para conhecer a história da cafeicultura, as etapas de produção e a importância do grão para a identidade de Conquista. O diplomata, ao lado do vice-presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, Bruno Pena, esteve acompanhado dos secretários da Casa Civil, Ivanildo da Silva, de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, do assessor especial, Célio Barbosa, além do empresário responsável pela propriedade, Vinicius Rodrigues.
Ao longo da visita, Ricardo Cortes ouviu sobre a história da produção cafeeira no Planalto da Conquista, aprendendo sobre a evolução dos processos de plantio, colheita, torrefação e escoamento da produção, que ajudaram no desenvolvimento econômico de toda a região ao longo das últimas décadas. O cônsul acompanhou in loco uma demonstração da torrefação, e pôde experimentar o café produzido no local.
Segundo Cortes, a visita foi proveitosa para conhecer melhor um importante aspecto econômico e cultural da cidade, estreitando os laços diplomáticos e econômicos entre o Município e o país ibérico. “Eu desconhecia a produção de café aqui em Vitória do Conquisto e fiquei muito agradado ao visitar estas instalações. Também porque existem pontos de contato entre Portugal e a Bahia, porque somos povos consumidores e apreciadores do café, e nessa perspectiva interessa-me bastante conhecer a fileira da produção de café e tentar estabelecer pontos eventualmente também com empresas portuguesas, sabendo que somos um país consumidor”.
O Cônsul-Geral destacou ainda o potencial turístico que o café representa para Vitória da Conquista. “E também vamos divulgar a mensagem de que Vitória da Conquista tem estas virtualidades turísticas, porque acho que existe muito potencial para o turismo de café, um clima fantástico. O dia não poderia começar da melhor maneira, com um belíssimo café”.
O empresário Vinicius Rodrigues destacou que a visita foi um momento histórico para Conquista e região, levando um elemento tão importante da cultura conquistense para além das fronteiras nacionais. “A importância do café em Vitória da Conquista tem que ser preservada, porque de fato foi quem jogou a cidade para cima, e hoje ela é um polo de educação, serviços, agora trazendo também um polo turístico para cá, com a Rota dos Cafés”.
Visita a indústrias
No período da tarde, a comitiva segue para a indústria de granola Tia Sônia, hoje a maior marca de cereais matinais do Nordeste e a terceira maior do País. Também será realizada uma visita à indústria de sabão Teiú.
Fortalecendo os laços
Secretário da Casa Civil, Ivanildo da Silva ressaltou a importância da visita do Cônsul a Vitória da Conquista, ampliando as oportunidades de negócio e mostrando as potencialidades que a cidade possui para expandir seu desenvolvimento. “A visita é muito relevante para Vitória da Conquista e região. Assim ele pode conhecer o que nossa cidade tem de melhor, como o café. É importante trazê-lo para que ele possa conhecer e levar para Portugal, assim como outras medidas que podem ser tomadas para que o nosso comércio cresça. É importante para a nossa cidade, para a nossa população, que as pessoas venham conhecer o que a nossa cidade tem de melhor”.
Natural de Vitória da Conquista, o vice-presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, Bruno Pena, afirmou que a agenda do diplomata representa os esforços do consulado em interiorizar sua atuação, gerando riquezas e desenvolvimento para o estado. “O senhor Cônsul está liderando um movimento de interiorização do consulado econômico e da Câmara de Comércio Portuguesa na Bahia. Essa é mais uma iniciativa pra se conhecer as potencialidades das principais cidades do interior da Bahia. E passando por Vitória da Conquista, que é a terceira maior cidade da Bahia, o café é um item muito importante do PIB, da geração de riquezas conquistenses. Por isso, é muito importante essa visita para ele entender como o consulado e Câmara Portuguesa podem agir como ponte, conectando as oportunidades e necessidades de Vitória da Conquista com o que Portugal tem a oferecer”.
A agenda oficial do Cônsul-Geral de Portugal em Salvador em Vitória da Conquista começou ontem (19), com uma visita ao salão nobre do Palácio da Joia do Sertão Baiano, recepcionado pelo vice-prefeito, Aloisio Alan. A programação desta terça-feira incluiu ainda visitas à Câmara de Vereadores, reuniões com representantes do comércio e da indústria, além de um jantar oficial com a prefeita Sheila Lemos.





















