A capacitação foi dividida em duas turmas para que todos os conselheiros possam participar

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) promoveu, nesta sexta-feira (21), uma capacitação para os conselheiros tutelares do município sobre o funcionamento do Cadastro Único e os benefícios de transferência de renda, como o Programa Bolsa Família. A formação, que aconteceu no auditório do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cidca), foi organizada pela Coordenação de Renda e Cidadania da Semdes e ministrada pelo consultor Robson Almeida. Durante o evento, além de questões relativas ao CadÚnico, os conselheiros também discutiram sobre serviços e programas da assistência social, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi).

Para a coordenadora de Renda e Cidadania, Irani Aguiar, o momento foi pensado para capacitar os conselheiros e garantir que o trabalho do Conselho Tutelar esteja cada vez mais alinhado com as ações da Política de Assistência Social. “Essa capacitação foi planejada para fortalecer a proteção integral das crianças e adolescentes que vivem em contextos de vulnerabilidade no nosso município. Trouxemos essa pauta para que as famílias de baixa renda atendidas pelos conselhos tutelares possam ser encaminhadas e inseridas no Cadastro Único e, também, contempladas por programas como o Bolsa Família”, afirmou Irani.

Robson Almeida, responsável por conduzir a formação, destacou a importância da capacitação para profissionais que lidam diretamente com crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social. “Esse processo de formação é essencial não só para levar conhecimento, mas também para que possamos escutar as demandas desses setores, elaborar um planejamento e criar fluxos que melhorem o trabalho e, consequentemente, o atendimento aos beneficiários”, pontuou Robson.

A conselheira Jocione Prado aprovou a capacitação e ressaltou o impacto positivo que esses debates terão no trabalho dos conselheiros tutelares. “Esses momentos são muito importantes para que os conselheiros tenham conhecimento no momento de aplicar as medidas às famílias e fazer os encaminhamentos corretos. Isso é zelar pelo direito das crianças e adolescentes que atendemos, aprimorando as políticas públicas para que sejam cada vez mais eficazes”, relatou.