Notícia Destaque
Postado em 11 de novembro de 2013 as 21:13:55
Alertar a população de Vitória da Conquista para a prevenção quanto ao diabetes e ao câncer de próstata. Foi com esse objetivo que a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Instituto Iretina, realizou na manhã desta segunda-feira, 11, o evento intitulado “Conquista Azul”.
A atividade aconteceu na Praça 9 de Novembro. Centenas de pessoas que passaram pelo local foram beneficiados com os serviços de aferição da pressão arterial, teste de glicemia, orientação nutricional e teste de fundo de olho realizados por médicos, nutricionistas, educadores físicos, técnicos de enfermagem e estudantes de Medicina, Nutrição e Enfermagem.
“Nosso objetivo foi a promoção de saúde, lembrando a todos, em especial, ao homem a importância de cuidar de sua saúde, incentivando-o a procurar a unidade de saúde”, explicou a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo.
O senhor Manoel Messias, 53, descobriu há um mês que tem diabetes e aproveitou o evento para fazer os testes. “Estou aproveitando a oportunidade para me informar mais sobre a doença. Ainda estou me adequando a essa situação, mas já estou me cuidando”, contou Messias, após ser submetido ao exame de fundo de olho que felizmente não detectou nenhum problema na retina.
A moradora do bairro Ibirapuera, Maria de José de Jesus, também tem diabetes e procurou a tenda da saúde para fazer seu exame de fundo de olho. “Graças a Deus não deu nada. Eu gostei demais do evento, foi muito bom”, ressaltou Maria.
Segundo o Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab) do Ministério da Saúde, em Vitória da Conquista, cerca 4.500 pessoas estão cadastradas com diabetes nas Unidades de Saúde do Município. “Uma das doenças que atingem o diabético é a retinopatia, que se tratada precocemente evitará a perda da visão. Por isso, hoje, estamos realizando o exame de fundo de olho para observar a saúde da retina dessas pessoas”, explicou o retinólogo Jorge Rocha, diretor do Instituto Iretina.
Na oportunidade, também foi realizada orientação para prevenção ao câncer de próstata, que no Brasil é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. Em 2012, foram registrados no país de mais 60 mil casos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O exame para diagnosticar a doença é uma combinação do exame de toque retal e o de sangue, mas somente uma biópsia pode confirmar se é um câncer.
Além da atividade na praça, a Secretaria de Saúde estará promovendo ações de prevenção a diabetes e ao câncer de próstata em todas as unidades de saúde das zonas urbana e rural durante todo mês de novembro.