Praça Norberto Aurich

Neste ano, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista realizou uma série de ações de infraestrutura em toda a cidade. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) tem atuado de forma constante no planejamento, realização e fiscalização das obras públicas, de modo a oferecer uma estrutura urbana de qualidade à população.

Parques, praças, jardins públicos estão sendo construídos ou revitalizados com o objetivo de dar uma identidade visual e paisagística à cidade. Além disso, a Prefeitura também tem trabalhado junto à preservação do ambiente natural e realizado estudos e projetos de alterações e atualizações do Plano Diretor Urbano.

Para o secretário de infraestrutura, José Antônio Vieira, um dos principais legados da pasta para este ano foi a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). “O Plano Diretor Urbano é algo imprescindível para a ordenação e desenvolvimento de uma cidade. Problemas oriundos do crescimento populacional, por exemplo, poderão ser sanados através do PDDU.”

Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Plano Municipal de Saneamento Básico – elaborado pela Fundação Escola Politécnica (FEP), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o PDDU é um instrumento da política urbana instituído pela Constituição Federal de 1988. É através dele que os municípios têm a responsabilidade de concretizar a função social da propriedade e ainda delimitar e fiscalizar as áreas subutilizadas.

Em Conquista, o PDDU conta com a participação e o envolvimento da sociedade civil em sua construção. Para isso, são constituídos grupos de trabalho e disponibilizados formulários no próprio site da prefeitura. O principal foco da discussão é o planejamento estratégico da cidade voltado para o futuro, dentro de uma política de desenvolvimento e de expansão urbana.

Em 2019, também foi lançado o Plano de Saneamento Básico, que compreende ações de melhoria na coleta dos resíduos sólidos, água, esgoto e drenagem pluvial. Feito de forma concomitante ao PDDU, o plano elenca quatro pontos essenciais: o sistema de água tratada, o esgotamento sanitário, os resíduos sólidos (lixo) e a drenagem urbana.

Parque Ambiental e Revitalização do Rio Verruga – Outro grande projeto de relevância paisagística, ambiental e cultural é a revitalização do principal corpo hídrico da cidade: O Rio Verruga. Para isso, a equipe de profissionais da Lerner Arquitetos Associados visitou Conquista em maio deste ano para aprofundar o diagnóstico.

Vitória da Conquista será a primeira cidade do nordeste a receber um projeto urbanístico-ambiental do arquiteto e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner. A criação do Parque Ambiental também produzirá um ambiente de interação da população com a natureza, promovendo lazer e cultura para a cidade.

Outras obras importantes obras feitas na zona urbana e rural – Em março, foi entregue a cobertura das galerias de águas pluviais no trecho voltado para a Rua Joaquim Nabuco, no Ceasa. Em agosto, foi a vez da Praça Norberto Aurich, no lado oeste da cidade, ser também inaugurada. Também em agosto, uma das mais antigas e históricas Praças da cidade, a Vitor Brito, foi totalmente revitalizada.

Outras obras que chamam a atenção da população foram os calçadões e vias projetados especialmente para o tráfego de pedestres: A criação das Travessas Ilza Matos e Dom Celso José (em frente à Catedral) e revitalização do canteiro central da Avenida Olívia Flores.

Segundo o secretário José Antônio, o pensamento do governo municipal é o de tornar a cidade cada vez mais acessível. “Um dos pedidos do prefeito, desde o início da nossa gestão, foi o de construir uma cidade voltada para pessoas. Dessa forma, buscamos planejar a cidade e adequá-la ao novo plano diretor, sempre no intuito de melhorar a vida da população em todos os aspectos possíveis”, ressalta.