Desenvolvimento Rural
Postado em 8 de novembro de 2019 as 09:26:24
O cuidado com as pessoas do campo é uma das preocupações do Governo Municipal, que promove uma série de ações para beneficiar os moradores dos 11 distritos e 304 povoados rurais. Recuperação e manutenção de estradas, limpeza de açudes, perfuração de poços, projetos de incentivo e assistência técnica aos produtores são serviços realizados durante todo ano.
Somente entre os meses de maio e agosto, cerca de 380 quilômetros de estradas foram beneficiados com operações de cascalhamento e patrolamento. “Ações dessa natureza proporcionam melhor acesso e oferecem condições para que os produtores, moradores e alunos tenham maior acessibilidade e segurança”, lembrou o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Gilmar Ferraz. O gestor também ressaltou que foram executados serviços de aração de terras em dezenas de propriedades rurais e patrolamento em campos.
Para garantir o abastecimento de água no interior do município, a Secretaria de Agricultura implantou, reativou e ampliou poços tubulares e sistemas simplificados. Em Lagoa de Melquíades, por exemplo, foi construída uma rede tubular de 800 metros. A comunidade de Baixa da Porteira também recebeu extensão do sistema simplificado de água com tubulação de mais 2.100 metros. Na Matinha, a extensão da rede levou água para os moradores que vivem próximo ao cemitério do povoado.

Açude em Cercadinho
Nas regiões mais secas, o Governo Municipal atendeu cerca de 1500 solicitações de abastecimento de água e, por meio de carros-pipa, disponibilizou mais de 18 milhões de litros. Além disso, foram executadas limpeza e ampliação de açudes e aguadas em dezenas de povoados. Entre as comunidades beneficiadas, estão o distrito de Cercadinho e os povoados de Baixão do Pradoso, Cortesia e Salitre.
Assistência aos produtores rurais – O secretário municipal de Agricultura, Gilmar Ferraz, destacou ainda que outras ações estão ligadas diretamente à assistência técnica aos produtores rurais e ao atendimento das necessidades de cada localidade. A média anual de atendimentos da sede da secretaria é de 2.500 agricultores. “Realizamos ainda palestras e visitas às propriedades para orientar os agricultores”, disse.
A Prefeitura Municipal também é pioneira na implantação de programa para produção, multiplicação e distribuição de mudas do umbu gigante no estado. Na Fazenda Experimental da Pedra Mole, região de Bate-pé, estão plantados aproximadamente 800 pés de umbu de 32 variedades diferentes. Esse número representa um dos maiores acervos biológicos de umbu gigante do mundo. Por meio da iniciativa, a Prefeitura faz capacitações, visitas técnicas e distribuição de mudas para agricultores do município. Somente nos últimos três anos, mais de três mil mudas foram distribuídas.

Campo de Melhoramento de Manivas
Outro programa que beneficia diretamente os produtores rurais é o de melhoramento de manivas, desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Além da promoção de oficinas de enxertia e manejo, desde que foi implantado, em 2017, o programa já distribuiu manivas melhoradas para centenas de agricultores.
Fortalecimento da Agricultura Familiar – Agricultores familiares que sofrem perdas sistemáticas das lavouras por conta da seca ou excesso de chuvas são cadastrados na Secretaria de Agricultura para o Programa Garantia Safra, do Governo Federal. Neste ano, a iniciativa contemplou dois mil agricultores, que receberão o valor do seguro dividido em cinco parcelas a partir do mês de dezembro. Desde o início da atual gestão, foram pagas, aproximadamente, quatro mil indenizações, no valor total de R$ 3,5 milhões.
Para os próximos meses, a expectativa do Governo Municipal é beneficiar mais ainda as comunidades rurais. “Já estamos com uma programação agendada para 2019, e contratos com prestadores de serviços para que possamos atender cem por cento a zona rural do nosso município”, concluiu o secretário Gilmar Ferraz.