Notícias
Postado em 27 de julho de 2017 as 12:00:43
Vitória da Conquista ficou mais silenciosa na manhã desta quinta-feira, 27, com o falecimento do locutor Moacyr Figueira. Ele se despediu aos 83 anos de idade e recém aposentado, após 60 anos de atuação profissional – período em esteve em 1.180 eventos agropecuários pelo Brasil e países sul-americanos.
Moacyr de Sousa Figueira era de família tradicional da cidade, mas nasceu na capital baiana em 9 de novembro de 1933. Ele começou a carreira de locutor no rádio em 1951, mas sua paixão pela agropecuária o fez cursar Técnica Veterinária e dedicar-se à comunicação rural.
Em março deste ano, Tio Moacyr, como era chamado carinhosamente por admiradores de todas as idades, encerrou sua carreira na 51ª Exposição Agropecuária Nacional de Vitória da Conquista, evento em que trabalhou desde as suas primeiras edições.
Na ocasião, Moacyr recebeu um troféu de agradecimento como homenagem da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) e de produtores que viram seus animais, sua festa e a própria exposição de Vitória da Conquista crescerem impulsionadas pela voz de um dos homens mais marcantes que já estiveram – e narraram acontecimentos e história – nos palcos, tatersais e pistas de desfile e concurso de animais das exposições conquistenses. Além disso, durante a abertura da festa foi apresentado um vídeo, que também homenageou a história de Moacyr Figueredo e sua contribuição para a Exposição Conquista.
A relação de Moacyr Figueira e sua voz inconfundível com a exposição sempre foi muito próxima e muito forte, a ponto de, em 1979, o então ministro Alysson Paulinelli cunhar o título “A Voz da Exposição”, como Moacyr passou a ser reconhecido em centenas de outras exposições onde trabalhou.
Sempre que era entrevistado, o experiente locutor falava o motivo desse reconhecimento: “Quando você faz uma coisa com amor, você faz bem feito e é por isso que todo mundo elogia e gosta”.

Prefeito parabeniza Moacyr em homenagem prestada na 51ª Exposição
A Prefeitura Municipal decretou luto oficial de 3 dias pelo falecimento de Moacyr Figueira. Assim que soube do ocorrido, o prefeito Herzem Gusmão e colega de profissão lamentou a perda: “Faleceu um dos maiores comunicadores de Vitória da Conquista, dono de uma belíssima voz, talentoso, embasado, profundo conhecedor das festas de exposição, do agronegócio em vários estados do Brasil. Ele divulgou Vitória da Conquista Brasil a fora e é sem dúvida uma perda. Nós lamentamos profundamente o falecimento de nosso amigo Moacyr Figueira, que Deus reserve um bom lugar”.
O corpo de Moacyr Figueira será velado na Igreja Batista Cidade – Rua L, 60, Morada dos Pássaros I, Bairro Felícia (ao lado do Shopping Conquista Sul). O sepultamento ocorre nesta sexta-feira, 28, às 11h, no Cemitério da Saudade.








