Cultura
Postado em 26 de agosto de 2013 as 18:09:50
Vinte e um municípios estiveram reunidos durante esse sábado, 24, e domingo, 25, em Vitória da Conquista para participar da Conferência Territorial de Cultura. Mais de 120 delegados discutiram as políticas e as ações de cultura que existem ou que devem ser implantadas na região.
Segundo a representante territorial de Cultura, Marittza Ribeiro, responsável por mobilizar os municípios para a conferência, a participação foi efetiva. “O pessoal foi bem objetivo, com propostas bem coerentes e interessantes que eu tenho certeza que vão contribuir com o crescimento de nosso território”, assegurou.

Marittza Ribeiro
Para o secretário municipal de Cultura, Gildelson Felício, esta é uma etapa importante para efetivação das políticas públicas. “Foi um momento de integração das demandas dos municípios do território, e elegeram-se propostas prioritárias para o estado cumprir junto ao nosso território de identidade. A gente espera que a nossa região possa contribuir com as discussões na conferência estadual”, disse o secretário.
Para a etapa estadual, foram eleitos 12 delegados, dos quais dois são de Vitória da Conquista. Entre eles está a musicista Virgínia Coronago. “Sou da área de música, mas estamos indo para conferência estadual defender uma proposta mais integral, para atender as políticas de forma mais ampla”, comentou.

Virgínia Coronago
Além das etapas geopolíticas (municipal, territorial, estadual e federal), a Conferência de Cultura realiza a etapa setorial. Para esta fase, foram eleitos dois delegados: um da área de música e outro de teatro. “Precisamos valorizar mais os artistas locais e investir na formação de jovens e de plateia para música clássica. Desenvolvo este trabalho social em Conquista com a Filarmônica Municipal Maestro Vasconcelos e é isso que vou buscar defender”, disse o presidente da filarmônica e representante do setor da música, Josué da Silva.
O jovem Roberto Portugal, da cidade de Aracatu, que gosta de tetro desde menino, ficou como suplente para a conferência setorial, mas já se sente contemplado. “É a primeira vez que participo de uma conferência e gostei. Adquiri muita experiência. Vou sentar com o secretário do município e tentar elaborar ações nessa área”, disse o assistente cultural.
Já Edineusa Oliveira, de Bom Jesus da Serra, que participou pela primeira vez da etapa territorial, fez questão de ressaltar a importância da cultura popular: “Temos representantes que com certeza vão defender a cultura popular que é o que mais se vivência no interior da Bahia, especialmente no Território de Vitória da Conquista”.
Entre os dias 14 e 30 de setembro, serão realizadas as conferências setoriais em Santo Antônio de Jesus e Salvador. A V Conferência Estadual acontece em Feira de Santana de 10 a 13 de outubro.