Organizada pelo Fórum Municipal de Educação (FME), começou nessa terça-feira (7) e segue nesta quarta (8), no Colégio Estadual Prof.ᵃ Heleusa Figueira Câmara, a Conferência Municipal Extraordinária de Educação. O evento debate o tema “Política de Estado, Direito à Educação, Diversidade e Justiça Socioambiental na terra da liberdade”.

Benedito

Após apresentação do coral infantil do Núcleo Estadual de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) foi realizada palestra com o professor da Uesb, Benedito Gonçalves Eugênio, sobre o tema da conferência e a aprovação do regimento interno. Segundo ele, não há como fazer política pública sem garantir o investimento municipal, que precisa ser pensado porque as metas vão seguir os eixos disponibilizados no documento orientador da Conferência Nacional Educação (Conae). “O município vai pensar suas próprias metas e para cumpri-las precisa ter recursos financeiros. É importante que se discuta as fontes de onde sairão esses recursos para garantir exatamente o direito à educação fundamental neste processo e que atenda todas as crianças, jovens, adultos e idosos”, disse.

Além dos recursos, o professor também considerou a necessidade de discussão sobre o que foi a pandemia. “Há uma questão a ser discutida, como a Covid 19 impactou cada meta do plano que está findando?” As conferencias são este momento de tentar mostrar e discutir as demandas de nível municipal, quais dificuldades, avanços, fragilidades. “Como educador temos a esperança de que o próximo plano será melhor”.

Talamira

Para a coordenadora do FME, Talamira Taita, essa é uma conferência da cidade e o FME é o veículo de condução. Com quase 250 inscrições, ela entende que estava ocorrendo uma reconexão com o fórum nacional. “Naturalmente a chamada que este fórum nos faz como estados e municípios, de pensar e perspectivar o que que nós queremos levar para a consolidação dos próximos planos decenais de educação. Nossa minuta precisa ser construída neste e no próximo ano para que tenhamos um debate na cidade sobre o queremos como meta, estratégia, a educação para os próximos dez anos”.

O secretário Municipal de Educação, Edgard Larry, considerou ser um momento muito importante para a educação do município. “Com esta conferência cumprimos mais uma das etapas do processo relativo ao que prevê o Plano Nacional de Educação, seus desdobramentos, plano estadual e por conseguinte o plano municipal. Com a certeza que no próximo ano estaremos encerrando um período e entrando no novo decênio 2025/2035. São muitas as discussões e avaliações no plano que está vigente até então. E o que vai ser proposto para os próximos 10 anos”.

Edgard Larry

Investimentos

Edgard Larry aproveitou para destacar a gestão da prefeita Sheila Lemos, que tem a educação como prioridade. Dentre as realizações do Governo para Pessoas, ele citou a ampliação do tempo de Atividade Complementar (AC) dos professores anos iniciais, cumprindo a lei do piso que estabelece um terço da carga horária para planejamento, valorizando os professores da rede; disposição de profissionais com habilitação em pedagogia para cumprir o tempo de AC, qualificando as aulas; reforma de mais de 70 escolas, com troca de mobiliários, pintura lúdica, número dobrado de salas recursos multifuncionais, investimento em ferramentas tecnológicas como as Mesas PlayTable e Tix letramento; curso para gestores, sendo que o último foi on-line, mas com alta qualidade e bem avaliado; primeiro lugar no Ideb 2021, considerando as cidades com mais de 100 mil habitantes no estado da Bahia; entrega de mais de 45 mil kits escolares; distruibuição mensal de 11 mil absorventes para alunas carentes; instalação de brinquedos e parquinhos nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), formação mensal para mais de três mil servidores e a segunda edição dos jogos estudantis para alunos do 6º ao 9º ano. “Criamos a Busca Ativa e o Núcleo de Prevenção e Monitoramento da Violência e mais a aquisição de 10 novos ônibus para o transporte escolar da nossa própria frota”.

Programação – à tarde a programação da Conferência continuou com os inscritos distribuídos pelos sete eixos. Foi realizada a análise do documento referência, observando as proposições que ele oferece e as demandas municipais. Amanhã, análise e votação dos eixos na plenária maior, eleição e apresentação dos delegados que irão a Salvador no mês de dezembro na conferência estadual e a cerimônia de encerramento.