Desenvolvimento Social 
  Postado em 20 de agosto de 2021 as 09:20:10 
Com o tema “Assistência Social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) deu início ontem (19), à XII Conferência Municipal de Assistência Social, com a participação on-line de 240 delegados. O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

A abertura contou com a participação da prefeita Sheila Lemos, que destacou o papel da participação da sociedade civil para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social em Vitória da Conquista. “Momentos como estes, são de suma importância para que possamos continuar dialogando e avançando. Temos uma rede SUAS bem estruturada que conta com o apoio de diversos órgãos e instituições de nossa cidade. Com a pandemia o município não só deu continuidade com oferta de serviço, mas ampliou o atendimento à população com oferta de novos serviços, como os abrigos provisórios para população em situação de rua” declarou Sheila.

A presidente do CMAS, Karoline Quaresma, destacou a importância da conferência como um grande momento de avaliação e luta pela ampliação do SUAS. “Até o dia 14 de setembro iremos juntos conferir se de fato as políticas públicas estão sendo efetivadas, se o SUAS está atuando na linha de frente no combate às desigualdades sociais, se a sociedade civil tem feito parte deste debate”, ressaltou Quaresma.
O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, apresentou os avanços da política de assistência social de Vitória da Conquista nos últimos quatro anos, como a descentralização do Cadastro Único para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), a realização do SUAS na Comunidade, a construção do Complexo de Escuta Protegida e realização da supervisão técnica para as organizações da sociedade civil cadastradas no CMAS. “Este é um momento de pensar o SUAS forte, pensar uma assistência social como direito do povo, requer sobretudo um financiamento com recurso das três esferas, estadual, federal e municipal” esclareceu Michael.

O evento teve a participação, como convidado, do subsecretário de Assistência Social de Belo Horizonte (MG), José Crus, que abordou o tema da conferência apresentando seus cinco eixos de discussão. Segundo Crus, é preciso que todos os delegados estejam atentos para alguns pontos como a ruptura do pacto federativo no financiamento dos SUAS. “O SUAS como qualquer outra política de estado é financiado de forma tripartite, com recursos da ordem municipal, estadual e federal. O que temos visto nos últimos anos é a diminuição do financiamento”, explicou José.
Acesse a live de abertura: PMVC | Abertura da XII Conferência Municipal de Assistência Social de Vitória da Conquista – YouTube







