Educação
Postado em 8 de outubro de 2013 as 16:00:05 e atualizado em 9 de outubro de 2013 as 16:52:03
Com a temática “Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis”, a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente contou com a presença de mais de 300 alunos representantes de escolas da rede municipal. O principal objetivo do evento, que acontece nesta terça-feira, 8, é socializar projetos voltados à área de desenvolvimento sustentável, como reaproveitamento da água e descarte adequado do lixo.
Nesta manhã, durante a abertura da conferência, o secretário de Educação, Ricardo Marques, salientou o desejo de que o dia fosse de muito aprendizado para todos. “Vamos disseminar toda a informação que for passada aqui hoje. A responsabilidade de transformar o planeta está na mão de cada um de nós”, disse Ricardo.
O secretário de Meio Ambiente, Hudson Castro, afirmou que são ações como esta que ajudam a colher bons frutos no futuro. “Enquanto tivermos jovens dispostos a aprender, o mundo será melhor. O meio ambiente precisa de transformação e nada melhor que começar pelos jovens”, disse Hudson.
Segundo a coordenadora do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Jocelma Gusmão, é uma satisfação muito grande organizar um evento como esta conferência. “Nós optamos por fazê-la pontualmente dentro da rede municipal de ensino, devido à temática que é muito importante. Todas as nossas escolas que possuem turma do 6º ao 9º ano estão representadas aqui hoje. Eles serão multiplicadores dentro de cada escola”, explicou Jocelma.
O estudante da Escola Municipal Zélia Saldanha, Thallys Viana, junto com seus colegas, foi responsável pela elaboração de um projeto. Eles pensaram em um bicicletário para a escola, além de uma cerca viva. “Como a nossa região também produz muita farinha, nós pensamos ainda numa forma de capacitar quem trabalha com isso, para evitar o descarte irregular da água produzida após a prensagem da mandioca”, contou Thallys.
Durante a conferência, ainda houve apresentações teatrais, palestra e entrega de placas e homenagens. Também participaram professores e coordenadores das escolas convidadas. Cada escola também receberá um kit esportivo ao final do evento.