Notícia Destaque
Postado em 23 de agosto de 2013 as 19:51:48 e atualizado em 25 de agosto de 2013 as 09:15:30
Com a presença de autoridades municipais e da comunidade local, a Prefeitura de Vitória da Conquista entregou, nesta sexta-feira, 23, o Posto de Saúde do Povoado Barreiro, localizado a 35 km da sede do município. Este é um dos 11 postos de saúde construídos pelo Governo Municipal. As obras atendem as solicitações do Orçamento Participativo e de emendas parlamentares da Câmara de Vereadores.
“Em Barreiro, a comunidade se organizou, foi ao OP, a administração ouviu e atendeu a demanda e hoje, ela está recebendo este benefício”, afirmou o prefeito Guilherme Menezes. Além do posto de saúde, a comunidade foi beneficiada com a reforma e a ampliação da escola, construção de uma cisterna de placa, com capacidade para 52 mil litros de água, e poço artesiano.
Com pouco mais de 35 famílias, a comunidade do povoado de Barreiro é atendida pela equipe do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) da Unidade de Saúde CAE II e conta com o atendimento da agente comunitária Maria Rosa Rodrigues e da agente rural Edite Oliveira Santos.
Para Edite Oliveira, agente rural há 28 anos, que doou o terreno para construção do posto, a comunidade está muito satisfeita. “Agora temos um local para o médico, a enfermeira e nós, agentes, atendermos”, ressaltou.
O morador da localidade, Francisco Nascimento, conhecido por Chico Peba, lembrou-se das conquistas da comunidade, como a luz elétrica, escola, água. “Eu só tive 60 dias de aula, porque aqui não tinha escola. Hoje meus filhos têm até motocicleta e agora temos um posto de saúde”, comemorou.
Para o vice-prefeito, Joás Meira, a comunidade está de parabéns por lutar pela melhoria de sua localidade. “Tenho orgulho de fazer parte deste governo que ouve o povo. Estou alegre por poder participar da entrega de um posto tão bem estruturado, um espaço digno para comunidade”.
A secretária de Saúde, Márcia Viviane de Araújo, destacou os investimentos feitos pelo governo na área da saúde. “Estamos entregando 11 postos de saúde para comunidade da zona rural, realizando reformas das unidades já existentes. Foi construída também a unidade de saúde da família do Nossa Senhora Aparecida, entre outras reformas estruturais que vão permitir uma melhor acesso aos equipamentos de saúde”, destacou.
O gerente do OP, Idelzito Rocha, falou sobre o desenvolvimento político da população. “Este é um governo que educa a sua população para lutar pelos seus direitos, que mostra que, por meio da sua união, pode conquistar benefícios para sua comunidade. Assim foi a construção destes postos de saúde”, declarou.
No mês de setembro, está prevista a entrega de mais cinco postos: Baixa da Porteira, Braga, Matinha (Bate-Pé), Periquito e São Joaquim de Paulo.










