Para melhorar a qualidade do café, pequenos produtores rurais vão receber da Prefeitura Municipal orientação técnica do plantio até o produto final

A região da Limeira é uma das principais produtoras de café de Vitória da Conquista. Parte dessa produção é feita por pequenos agricultores, que não contavam com maquinário adequado e com orientações técnicas suficientes para melhorar o resultado final. Para mudar essa realidade, a Prefeitura de Vitória da Conquista entregou a esta comunidade uma Unidade de Produção Familiar de Cafés Especiais, no povoado de Lajedinho, nesse sábado, 5.

A construção da unidade é fruto de uma luta coletiva, iniciada após solicitação dos moradores e produtores de café da região ao então deputado federal Guilherme Menezes, em 2008. O projeto foi viabilizado pelo Município em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Agora, a unidade entra em funcionamento sendo gerida por uma comissão formada por pessoas escolhidas pela comunidade e com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura.

Odir Freire

“Estamos entregando esse equipamento para os próprios produtores, com a perspectiva de, após um tempo, passar para as mãos de uma associação formada por eles. É o Governo Municipal atento às necessidades do homem do campo”, destacou o secretário municipal de Agricultura, Odir Freire. Além da entrega, foi feita uma demonstração do funcionamento da unidade para os produtores, dos processos de despolpamento e secagem.

Ueslei Oliveira

Com a unidade, os pequenos produtores terão a oportunidade de qualificar os grãos de café de sua produção e agregar valor. “Uma saca de café despolpado chega a custar R$ 70 a mais que a saca do café não despolpado”, afirmou um dos engenheiros agrônomos da Secretaria Municipal de Agricultura, Ueslei Oliveira.

Segundo o engenheiro, “para agregar valor à bebida do café, o principal é a colheita; o produtor tem que colher o café no ponto certo, que é o chamado café-cereja, pois o sabor e o aroma do café dependem do desenvolvimento do fruto. Por isso, a Secretaria vai orientar como produzir, como devem ser feitas as podas, a adubação, enfim, tudo que pode ser feito para produzir um café de maior qualidade”. O projeto vai beneficiar mais de 150 famílias da região da Limeira e já funcionará na próxima safra.

José Pereira

Para o senhor José Pereira, um dos pequenos produtores da região e que faz parte da comissão que vai administrar a Unidade de Despolpamento nessa fase inicial, o equipamento chega em um bom momento. “Nós precisamos disso aqui, uns não estão nem acreditando porque não estão por dentro de como vai funcionar, mas na hora que começar a funcionar todo mundo vai querer colocar o café aqui, porque essa será uma grande vantagem para todos nós”, disse o agricultor.

Maurino Dias

O senhor Maurino Dias, também produtor, destacou um dos benefícios: “o pequeno produtor não tem estufa, não tem como levar o café para secar em outro lugar, não tem como fazer a secagem rápida do café em época de chuva, então a mão de obra é dobrada e o tempo é maior para fazer a secagem, com esse equipamento aqui na região, a gente já não vai ter mais esse problema”.

Edgar Lima

Com a entrega do equipamento, os produtores já fazem planos, visando novos mercados. “Nós vamos vender um café com um preço bem melhor, vai ser um café de boa qualidade, que poderá ser vendido até para fora do país. Vai ter empresa procurando a gente para comprar o nosso café, não vamos mais ter atravessadores”, afirmou o produtor rural Edgar Lima.

Edson Oliveira

Entre os produtores, o senhor Edson Oliveira, um dos mais antigos produtores de café da região, reconhece a importância de uma Unidade de Despolpamento de Café. “Nunca teve um despolpador de forma pública por aqui, enquanto os grandes fazendeiros já faziam isso, a gente nem tinha a capacidade para classificar o café, então a gente viu que era hora de se juntar, foi quando a gente construiu esse projeto, acompanhamos, corremos atrás, até virar uma realidade”, comemorou o produtor.

A Unidade de Produção Familiar de Cafés Especiais, no povoado de Lajedinho, é a segunda entregue à população pelo Governo Municipal. A primeira foi construída e entregue no início de junho na região de Inhobim, outra importante produtora de café de Vitória da Conquista.

Entrega de Sementes– Os pequenos agricultores da região da Limeira ainda receberam, no mesmo dia, sementes certificadas de milho e de feijão para o plantio da safra de inverno. Cerca de 400 produtores receberam, cada, cinco quilos de cada tipo de semente através do Programa Vida Melhor, do Governo Estadual, em execução em Vitória da Conquista através de parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura. Com as sementes, os pequenos produtores construirão seus bancos de sementes.