Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 26 de setembro de 2024 as 11:46:56 e atualizado em 22 de outubro de 2024 as 12:58:31
Nesta sexta-feira (27) e sábado (28), a Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), promove a segunda etapa de capacitação para os profissionais da Rede Municipal de Ensino, dessa vez com as temáticas “Educação e Esporte para Estudantes com Síndrome de Down” e “Educação Física e Esportes para Estudantes com Autismo”. O evento acontece no auditório da Universidade Federal da Bahia (Ufba), localizada na Rua Hormindo Barros, 58, Candeias.
A programação começa às 8h, com credenciamento e cerimônia de abertura, que será realizada pelo professor David Farias Costa, pedagogo que atualmente está na coordenação do programa de Educação Paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro. Em seguida, das 9h às 17h, acontece o seminário “Educação e Esporte para estudantes com Síndrome de Down”. O professor doutor Fábio Bertapelli, graduado em Educação Física, vai ministrar a aula “Desenvolvimento de atividades físicas e esporte baseado em evidências”.
Também participará do evento, o professor João Vitor, primeiro profissional com Síndrome de Down formado em Educação Física, com experiência de mais de 10 anos em sala de aula. Além disso, ele é bacharel e licenciado em Ciências Biológicas e Saúde pela Universidade Tuiuti do Paraná.
No sábado (28), será a vez do seminário “Educação Física e Esporte para estudantes com Autismo”, das 8h às 17h. Após a abertura do evento, o professor mestre André Lisandro Schliemann e o professor doutor Edison Duarte irão conduzir as aulas “Introdução ao transtorno do espectro autista”, das 9h às 10h30, e “O comportamento motor no transtorno do espectro autista”, das 10h30 às 12h.
À tarde, a programação será de práticas e vivências, das 13h às 17h, no Ginásio do Cetep, ao lado do CAP da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). A aula irá discutir “Estratégias de ensino para inclusão de jovens e crianças com transtornos do espectro autista em atividades físicas e esportivas adaptados”. Participará da atividade a jornalista Ana Carolina Abar, mestre em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) pela Queen’s University Belfast, e mãe de duas crianças, sendo uma com TEA.
A primeira parte da capacitação aconteceu nos dias 19 e 20 de julho e teve como foco as modalidades Paralímpicas.