Desenvolvimento Social
Postado em 7 de maio de 2024 as 12:03:19
O Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social das Crianças e dos Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência (CMRPC) realizou, nesta segunda-feira (6), a segunda reunião ordinária de 2024, para discutir diversos temas relacionados à proteção de crianças e adolescentes de Vitória da Conquista.
O encontro aconteceu por videoconferência e contou com a participação do consultor da Childhood Brasil, Prof. Benedito dos Santos, e representantes do Poder Executivo Municipal, do Sistema de Segurança Pública, do Sistema de Justiça, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), das entidades não governamentais, do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA/Uesb) e dos Conselhos Tutelares de Vitória da Conquista.
Dentre os pontos discutidos, esteve o projeto da campanha municipal do 18 de Maio, que visa combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, a campanha será desenvolvida com uma programação que inclui atividades em todo o município e tem um papel fundamental na conscientização da população.
“A Campanha Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes pretende aumentar a visibilidade das ações de combate, mobilizando diversos setores da sociedade para uma postura de conscientização e sensibilização da causa, para que, junto com as políticas públicas, as ações tenham eficácia”, afirmou Michael.
Além disso, a reunião abordou outros assuntos como a reestruturação do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cidca), por meio do reordenamento dos atendimentos integrados e da criação de um Grupo de Trabalho, visando conectar todos os atores que atuam na proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Na próxima reunião, prevista para o mês de agosto, será apresentado o balanço das ações do CMRPC.