A Coordenação Executiva do Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social das Crianças e dos Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência (CMRPC) realizou a primeira reunião de 2024, nesta segunda-feira (8). O encontro, realizado em plataforma virtual, contou com a participação do consultor da Childhood Brasil, professor Benedito dos Santos.

Durante a reunião, foram discutidos os seguintes pontos: 1. Articulação para a organicidade com os Núcleos setoriais da Assistência Social, Educação e Saúde; 2. Andamento do processo de capacitação dos profissionais da rede; 3. Criação de um Grupo de Trabalho para estruturar uma metodologia de atendimento integrado no Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cidca); 4. Retomada das discussões sobre a criação de uma Vara Especializada de Crimes contra Crianças e Adolescentes e as melhorias do Instituto Médico Legal (IML) e 5. Organização da Campanha do 18 de Maio.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, a coordenação executiva tem como objetivo dar transparência e aumentar a capacidade de trabalho do Comitê. “Esta instância é uma estratégia para agilizar os processos decisórios do Comitê. A intenção é resolver algumas questões no âmbito da coordenação, o que nos permitirá ter uma capacidade de trabalho mais eficaz quando o Comitê estiver reunido”, salientou Michael.

A coordenação executiva é composta pelos seguintes representantes: Poder Executivo Municipal (Michael Farias), Sistema de Segurança (Rosilene Moreira Correia), Sistema de Justiça (Marcos Almeida Coêlho), Comdica (Joabe Silva Oliveira), Conselhos Tutelares (Dayane Santiago Costa), e tem como secretária executiva Lara Xavier Mendes.