Após a madrugada chuvosa desta quarta-feira (30), quando os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registraram uma média pouco maior do que 10 milímetros de chuva, a força-tarefa montada pela Prefeitura segue com as ações de enfrentamento aos estragos provocados pelo volume de água.

Logo nas primeiras horas da manhã, o coordenador do Comitê de Gerenciamento de Crise, Kairan Rocha, retornou à Lagoa das Flores para verificar a situação no bairro.

“No campo de futebol, percebemos que o nível da água subiu um pouco mais. Já acionei a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e a equipe técnica vai verificar a possibilidade de iniciar a sucção da água, com as bombas que utilizamos no início do ano. Já na Fazenda Paixão, a quantidade de água represada segue a mesma de ontem”, disse o coordenador.

Além disso, também nas primeiras horas do dia, as máquinas seguiram da Central de Equipamentos (Deserg) da Prefeitura em direção aos distritos de José Gonçalves e Bate-Pé para a reparação de estradas. Segundo Kairan, o trabalho consiste, neste primeiro momento, em que as condições climáticas ainda estão instáveis e o solo molhado, em possibilitar que as estradas vicinais dessas localidades fiquem transitáveis.

Na parte da tarde o trabalho segue. Além do bairro Lagoa das Flores, a equipe da Defesa Civil, ao lado dos técnicos da Seinfra, vai verificar os relatos de pontos de alagamentos no distrito de São Sebastião e no povoado do Choça.

“Temos previsão de chuvas mais fortes para esta quinta e sexta-feira. Por isso, continuaremos a postos, com o monitoramento”, assegurou Kairan. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Vitória da Conquista segue até às 10h desta quinta-feira (1º) com aviso meteorológico de chuvas intensas.