As Pré-conferências Municipais de Assistência Social já começaram. Na manhã desta segunda-feira, 3, o povoado de São João da Vitória, mais conhecido como Batuque, sediou o primeiro de uma série de 17 encontros. Usuários e gestores da área estiveram reunidos na sede da Associação de Moradores do local, onde foi discutido o fortalecimento das políticas municipais de assistência social.

O objetivo das pré-conferências é criar um espaço democrático, onde a população tem a oportunidade de falar sobre suas necessidades e lançar propostas de melhorias. Essas propostas serão levadas para a Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada nos dias 9 e 10 de agosto, com o tema “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)”.

A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, esteve presente na abertura das pré-conferências e destacou a expectativa do Governo Municipal para o sucesso dos eventos. “O intuito dessa conferencia é debater o SUAS e ver como nós estamos trabalhando. Muitos gerentes e coordenadores saíram para tomar cursos em Salvador e Brasília. Então eles estão munidos de novidades para os Cras e os Creas”, revela.

A coordenadora da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Camila Fisher, explica que o objetivo desses eventos é mobilizar as comunidades. “Toda política precisa ouvir a população e as suas demandas, saber quais são os problemas que estão acontecendo. Nessas pré-conferências, vamos ouvir a população para saber o que ela está precisando, e assim ajudar a construir a política”, afirma.