Tanto o curso ‘básico’ quanto o ‘intermediário’ têm carga horária de 60 horas, divididas em dez encontros presenciais

Nesta semana, começam os cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) oferecidos pela Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre). O da modalidade “básica” teve sua primeira aula na tarde desta segunda-feira, 18. Já o curso “intermediário” começa na próxima quarta-feira, 20.

Segundo a professora de Libras Jaqueline França, a procura pelos cursos foi tamanha que os organizadores tiveram de formar um cadastro de reserva com os candidatos que excederam a quantidade de vagas disponíveis. Essas pessoas terão prioridade na próxima edição dos cursos de Libras.

“A gente quer divulgar o nosso trabalho e informar as pessoas para que elas tenham acessibilidade comunicacional nos espaços públicos”, disse Jaqueline, que coordena a Central de Interpretação de Libras (CIL).

“Muitos acadêmicos também vieram nos procurar, solicitando também a nossa oferta de público para que eles pudessem ter acesso à Libras. Para nós, é um motivo de sucesso, porque este é o mês em que se comemora o Dia do Surdo”, acrescenta a professora, mencionando o dia 26 de setembro.

Entre os “acadêmicos” citados por Jaqueline, está a professora Luciana Correia, 40, que dá aulas de História no campus da Universidade Estadual da Bahia, em Caetité. “Estou interessada na Libras como um campo também de expansão, porque, cada vez mais, a universidade vem se abrindo para a inclusão”, explicou Luciana. “É uma oportunidade de se especializar e se abrir para essas novas demandas da universidade e da profissão”.

Outra que se sentiu atraída pelo curso foi a atendente Jéssica Chaves, 22. Atualmente trabalhando no comércio, ela também quer se tornar professora, com preferência pela educação infantil. “Como eu pretendo trabalhar na educação, vou precisar bastante”, disse, referindo-se ao conteúdo oferecido no curso de Libras.

Tanto o curso “básico” quanto o “intermediário” têm carga horária de 60 horas divididas em dez encontros presenciais.