Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 24 de setembro de 2024 as 11:41:57 e atualizado em 22 de outubro de 2024 as 13:01:25

Encontro online com empresas participantes do Conecta Bahia Marketplaces
Após a fase piloto do projeto Conecta Bahia Marketplaces, que durou de fevereiro a agosto de 2023 e beneficiou 60 empresas da região, o Hub Conquista desenvolve, desde maio deste ano, a 2ª edição da iniciativa, cuja meta é impactar 160 empresas de pequeno e médio porte em toda a Bahia, até outubro.
O projeto faz parte do programa Digital.BR, tendo como objetivo apoiar micro, pequenas e médias empresas na adoção de ferramentas digitais e marketplaces, impulsionando sua produtividade e maturidade digital. Os empresários participantes recebem uma consultoria técnica, em que são capacitados sobre a implantação de vendas em marketplaces já existentes, como Shopee, Mercado Livre, Amazon e Magalu.
Com isso, eles podem modernizar modelos de negócios, implementar soluções digitais e ampliar o alcance de mercado, além de automatizar processos de venda para aumentar a eficiência e competitividade das empresas. Trata-se de incentivar as empresas a aderir à prática de expor seus produtos em plataformas digitais compartilhadas, nas quais os consumidores podem ter acesso a diferentes opções de várias empresas.
Para tanto, a equipe do Hub Conquista busca fomentar a cultura da inovação e identificar novas oportunidades de aumento de faturamento através da ampliação de canais de vendas online.
“É um projeto de extrema importância para Vitória da Conquista e região, pois, em meio à grande evolução tecnológica que estamos vivendo, é importante que as empresas daqui da cidade se adaptem à essas mudanças”, analisa o coordenador de Inovação do Hub Conquista, Hugo Brito. Segundo ele, a adesão aos marketplaces oferece novas oportunidades, tanto para empregadores quanto para quem procura por emprego. “Através disso, o comércio local é estimulado pelo grande potencial de vendas que esses canais possuem, além de estimular a contratação de mão de obra para operar esse novo canal de vendas. Como resultado, são geradas vendas, empregos e conhecimento ao final dessa experiência”, conclui Brito.
Visita da ABDI
Como parte dessa iniciativa, o Hub Conquista recebeu, nos dias 27 e 28 de agosto, uma visita técnica de representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O grupo participou de reuniões virtuais com empresas que têm utilizado as soluções do Conecta Bahia Marketplaces para expandir suas operações. Além disso, os visitantes conheceram as instalações de grupos empresariais que já começaram a conhecer os resultados da digitalização e da participação em marketplaces.
“Estamos testemunhando como o projeto está transformando a realidade das empresas do interior da Bahia, oferecendo suporte para que elas ampliem suas vendas online e se conectem a novos mercados,” destacou Carlos Geraldo Santana, diretor de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico da ABDI.
Segundo Roberto Pedreira, analista de Inovação da ABDI, “os resultados já são visíveis, tanto em termos de vendas quanto de maturidade digital. O projeto trouxe uma abordagem prática e acessível para que essas empresas possam se desenvolver no mundo digital de maneira consistente”.
Parceria
O Conecta Bahia Marketplaces conta com o apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)







