Com uma programação bastante diversificada com estandes, exposições, oficinas, palestras, apresentações culturais e exibições, a terceira edição do Cyber Conquista atraiu cerca de seis mil de visitantes até esta sexta-feira (8), no Centro Cultural Glauber Rocha.

“A gente teve uma participação muito grande das escolas municipais e isso foi muito bom. Conseguimos adequar os espaços para os pequenos, a gente já tinha adequado com o espaço Kids, para promover com maior afinco para que eles pudessem participar. Foi algo extremamente positivo e é quando um evento chega a uma determinada escala e ele precisa ir para uma escala muito maior, precisa de uma nova roupagem, eu acho que é assim que vai ser o Cyber de 2025”, avaliou a produtora executiva do evento, Daisy Andrade.

A Prefeitura promove o evento, principalmente, por meio da Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi), mas também com a participação das secretarias de Educação (Smed), Mobilidade Urbana (Semob), Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), Políticas para Mulheres (SMPM), Governo (Segov) e Infraestrutura Urbana (Seinfra).

Com o tema “Biomas do Brasil, Cidades Inteligentes: Saberes, Sabores e Diversidade”, o evento também contou com aproximadamente 45 parceiros, a exemplo de empresas e instituições públicas municipais, estaduais e federais.

A professora Rosângela Rodrigues, da Escola Municipal Maria Santana, esteve no evento na manhã desta sexta-feira com os alunos do 4º ano. Ela disse que todos estavam na maior expectativa para participar das atividades. “A professora já estava na expectativa, imagine as crianças. Então, durante a semana, o que mais eles falaram era isso, vir aqui conhecer, ver as novas tecnologias. Então, tenho certeza de que eles vão sair daqui com outro olhar”, disse.

A aluna Isabela Amaral, de 10 anos, e seus coleguinhas, estavam com os olhares voltados para toda a programação. Após assistir à apresentação do grupo de dança Girassol, do Centro de Convivência do Idoso (CCI), ela já imaginava a sua próxima parada. “Eu estou gostando bastante, achando muito bom. Agora eu vou passar na robótica, eu gosto de ver vários vídeos sobre robôs e essas coisas”, relatou a estudante.

E foi no estande da robótica que os alunos do Sesi faziam demonstrações dos robôs criados pela comunidade escolar. Estudante do 2º ano do Ensino Médio, Tiago Moraes falou do orgulho em poder mostrar o que eles aprenderam e incentivar que outros jovens se interessem também pela tecnologia.

“É incrível, né? A gente fica muito satisfeito, principalmente quando vê as crianças, e a gente vê que elas são apaixonadas por aquilo. Eu mesmo vim de uma escola que não tinha robótica. Então quando a gente recebe essa oportunidade da escola de vir num evento, mostrar os robôs que a gente faz, e você vê as crianças maravilhadas, a gente fica muito satisfeito, sabe? As crianças, você vê o brilho no olhar delas, a vontade de aprender isso depois. A gente tem orgulho da gente, né?, disse emocionado.

Entre os diversos estandes do Cyber Conquista estava a exposição de peças do Desfile Cívico de 7 de Setembro, de diferentes anos para contar um pouco da história de Vitória da Conquista e passar conhecimentos gerais aos visitantes por meio das obras.

“Nós tivemos aqui uma retrospectiva do Desfile Cívico. Desde 2017 para cá e tudo aqui é conhecimento. O objetivo é que os meninos vejam que o que vai para a avenida (durante o desfile) é conhecimento. E aqui nós contamos a história, é conhecimento não só de Conquista, mas de um modo geral”, destacou a artista plástica e coordenadora de eventos da Smed, Cleide Nágida de Oliveira.

Integrante da comissão organizadora do Cyber Conquista, Lara Santos lembrou a mensagem que o evento quer passar, ao estimular a transformação nas pessoas por meio do conhecimento. “A nossa proposta de fato é viver o seu ecossistema e valorizar o que a gente tem. Então foi muito bacana esse ano, a gente pensa em isso crescer muito mais, mas não para ser apenas algo que estamos cumprindo, mas algo que a gente está transformando e mudando realmente na vida de alguma pessoa, porque isso aqui vai impactar”, disse.