Prefeito Herzem Gusmão e demais autoridades participam da abertura da XI Conferência Municipal de Assistência Social

A XI Conferência Municipal de Assistência Social de Vitória da Conquista começou na tarde desta quarta-feira (18), no auditório do Cemae. O evento tem o objetivo de mobilizar a população em defesa da política de assistência social como direito do cidadão e dever do Estado.

“Nós estamos aqui hoje para abertura da conferência,na qualações serão debatidas e planejadas. Vejo que nessa conferência precisamos abrir o leque. Eu lanço o desafio de colocarem como meta nesta conferência a criação do núcleo de assistência às crianças e adolescentes autistas. Precisamos criar com urgência esse equipamento”, discursou o prefeito Herzem Gusmão na abertura do evento.

O prefeito ressaltou o bom trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social:“Temos que creditar a secretaria o sucesso com a regularização fundiária– nós entregamos mais de 5 mil escrituras;com o Bolsa Família Móvelnós atingimos a cobertura de 9.1,enquanto a média nacional 8.8. Vamos implantar aCasa Rosa pra mulheres vítimas de violência doméstica.Todo entornodo Conquista Criança está sendo asfalto. Nós estamos trabalhando com grande amor por essa cidade.”.

Com o tema “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)realiza dois dias de debates. A presidente do conselho, Daisy CristinaPlacha,ressaltou o foco das discussões: “Temos na abertura 200 delegados inscritos eprecisamospensar nos rumos da política pública e do Sistema Único da Assistência Social. Precisamos avaliar o que é extremamente importante, qual o sistema que a gente quer. Desejo a todos uma excelente conferência e que não paremos aqui.

Com o tema “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realiza dois dias de debates

Representandoos usuáriosdo Suas,Caroline Quaresma,falou da sua alegria em representar o segmento: “Sinto-me honrada de representar os usuários que são os que realmente necessitam do serviço. Que nessa conferência possamoscriar propostas quevisemamelhoriapara os usuáriose que aquelasjá aprovadas em outras conferênciassaiam do papel. Que não percamos aquilo querealmente é importante para que nosso direito seja garantido”.

Para aprofessoraEleonora Schettini,que ministrou a palestra magna, é uma iniciativa muito importante para a Política de Assistência Social. “É a oportunidade que a sociedade tem de dialogar com o governo a respeito das ações de Assistência Social que têm sido organizadas e desenvolvidas no município e de propor prioridades que possam aperfeiçoar essas ações”.

A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, e arepresentante dos trabalhadoresdo Suas,Adriana Vargas, também fizeram parte da mesa de abertura. A solenidade foi iniciada com a execução do Hino à Conquista,orquestrada pelaFilarmônica Padre Benedito Soares.O encerramento será nesta quinta-feira, 19, às 17h, com aprovação das propostas que serão encaminhadas para XII Conferência Estadual e também com a escolha dos quatro delegados que participarão da etapa estadual.