Arraiá da Conquista 2024
Postado em 19 de junho de 2024 as 07:00:25

Arraiá da Conquista na Praça Nove de Novembro
O Arraiá da Conquista está cada vez melhor. Uma festa para todos os gostos com 90 atrações musicais nos palcos da Praça Nove de Novembro, Centro Cultural Glauber Rocha, Parque da Lagoa das Bateias, nos 11 distritos rurais e povoado de Lagoa de José Luís. O evento, que começou no dia 10 de junho e segue até o dia 29 de junho, é a grande atração turística do mês de junho em Vitória da Conquista. Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), é 100 % gratuito e responsável por um incremento na economia, com aumento nas vendas do comércio, bares, restaurante e na rede hoteleira.
Para realização da festa, o Governo Municipal está investindo nas atrações do palco do Glauber Rocha, mais de um milhão e trezentos mil reais. Segundo o coordenador de Cultura, Alexandre Magno, o evento não conta com recursos do Governo Federal e nem do Governo Estadual. “Nossa festa conta apenas com recursos próprios, por isso, temos muita preocupação com os valores pagos às atrações nacionais e investimos nas atrações locais. Este ano tivemos 100 inscritos no edital. Também estamos investindo na infraestrutura do evento do Glauber, o nosso palco este ano é uma atração à parte, no mesmo nível dos artistas que irão se apresentar nos cinco dias de festa”.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, festas como Arraiá da Conquista, a Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista e o Festival de Inverno têm um impacto significativo no turismo e na economia de Vitória da Conquista. Durante o período desses eventos, a cidade recebe um grande número de visitantes, tanto da região quanto de outras localidades, o que movimenta diversos setores econômicos, como hospedagem, alimentação, transporte e outros serviços turísticos, beneficiando diretamente os empreendimentos locais.

Comidas típicas para aquecer o fria e a economia
“No aspecto do turismo, esses eventos atraem um público diversificado, interessado em vivenciar as tradições juninas, apreciar shows e entretenimento, além de aproveitar a gastronomia típica e as manifestações culturais da região. O investimento da Prefeitura é retorno garantido para toda cadeia produtiva do município” explicou Marcos Ferreira.
O gerente de Turismo da Sectel e professor do Senac, Luiz Ferraz, lembra que os eventos também geram empregos temporários, impulsiona as vendas no comércio local e estimula a produção artesanal e agropecuária. “Além disso, os investimentos públicos e privados destinados à infraestrutura e promoção dos eventos contribuem para o aquecimento da economia local”.
O turismo de evento exerce um papel fundamental no fomento do turismo e no fortalecimento da economia de Vitória da Conquista, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista, Marcio Pedro da Costa, o município ocupa uma posição privilegiada por ser a maior cidade do sudoeste, a porta de entrada do nordeste, principalmente por acolher diversos municípios, estados, empresas de outros lugares.

Este ano a novidade é Vila Junina na Lagoa das Bateias
“Nós temos uma população flutuante muito grande, inclusive a exposição agropecuária, agora no início do mês de junho, trouxe muita gente de fora, tudo isso contribui muito com o nosso comércio varejista, então já registramos aumento das vendas. O Arraiá da Conquista tem trazido muitas pessoas de fora, além dos conquistenses. Isso também ajuda muito em posicionar o nosso comércio varejista, assim também como os serviços. Essa é a força do nosso comércio, justamente por esse turismo de evento que atrai essas pessoas para Vitória da Conquista” ressaltou Márcio.

Maria Luzia
O incremento na economia é certo para Maria Luiza Santos Batista, que tem um atelier de costura no Centro Cultural Glauber Rocha. Segundo Maria, a procura por roupas juninas é grande nesta época. “É muita encomenda. A gente até para de pegar, porque é muita encomenda, a demanda é grande. Trabalhei demais, ontem mesmo saí daqui seis horas da noite, trabalhando. O São João aqui sempre aquece as vendas. Ontem mesmo eu mandei uma mercadoria para Salvador. A festa da Prefeitura ajuda muito. É só a gente ficar no atelier, que aparece muita encomenda”.